sábado, 18 de abril de 2009

 

Fazenda Guariroba- Ibiá




A Fazenda Guariroba é onde moravam meus avós maternos : Vovô Tonico, vovó Zica.

Foi lá que vovô criou os filhos, todos formados, exceto Tio Arnaldo que cuidou da Fazenda junto com vovô.

Vovô criava porco no chiqueiro e no mangueiro. Era emocionante quando vovô nos acordava de madrugada para ver os porcos serem mortos . Tinha vaca leiteira e com leite

Mamãe nasceu dia 20 de Abril de 1931. Mamãe conta que seu avô paterno vovô Emidio, foi no Rio de Janeiro bem moço, solteiro ainda. Uma cigana leu sua mão e previu que vovô Emidio teria um neto nascido no dia do aniversário de seu casamento. E a cigana acertou, porque vovô Emidio casou com vovó Alice em Oliveira MG no dia 20 de abril de 1901. E mamãe nasceu exatamente 30 anos depois.

Ela é a mais velha de dez irmãos.

A Fazenda Guariroba , não era suntuosa. Era uma casa grande . Que cabia filhos, netos e muita animação. Não tinha luz , mas era tão bom brincarmos de fazer sombras e bichinhos na parede. O banho com a lamparina e a água quente do fogão de lenha era outra diversão. E o quintal de um tamanho tão grande, que só a cavalo para percorrer. Tinha de tudo: árvores frutiferas com mangas,jabuticaba,abacate,parreira, caqui, amora, mamão,lima de bico, limão galego, maçã, araça, mexirica, pocã ,lima, bananeiras, abacaxi e moranguinho. Subiamos nas árvores, ficavamos conversando e rindo.

Eu não andava a cavalo tinha muito medo.Mas minhas irmãs , irmãos e primos faziam diversos piqueniques pelas fazendas vizinhas.

Vovó tinha horta de couve, verduras variadas que pedia pelo correio sementes de Diebeger Agro Pecuaria de São Paulo.

As flores são de inumeras qualidades: copo de leite era a preferida. Com carinho plantou em um local maravilhoso, do lado do rego, entre o moinho e o monjolo.

Era lá que bebiamos a agua potável e de excelente qualidade. No corrego brincavamos na água geladinha.

E a maior diversão era catar os ovos das galinhas. Era uma bondade procurar os ninhos.

E as comidas eram deliciosas. Todas feitas no fogão de lenha. Assar queijo e espiga de milho no fogão a lenha . Não existe coisa mais gostosa.

Mamãe apreciou tudo isto que eu vi da Fazenda e muitas belezas mais.

Mamãe morou em Araxá, Uberaba, Belo Horizonte , Rio de Janeiro e Santo Antônio do Amparo.

Estudou direito e teria sido uma das quatro primeiras mineiras mulheres a se formar se não tivesse parado no ultimo ano para casar com papai.

Teve nós ,seus filhos. Morou em Varginha. Formou se em Direto com 38 anos.

Mas nunca trabalhou como advogada. Foi sempre e é até hoje a nossa advogada.

Com sua força, determinação, inteligência e muito amor por nós, ela consegue tudo o que quer. Lucas copiou dela sua primeira palavra, rápido.

Somos sua herança. Temos no sangue e na cor da pele, todas as caracteristicas de mamãe.A unica diferente sou eu. Parecida com papai.

Temos orgulho de ser filha de nossos pais; Afrânio e Maria Alice

Hoje a homenagem é para a minha mamãe Maria Alice.

Para Deus agradecemos por te-la conosco hoje e até ficar bem velhinha.

A Fazenda Guariroba não nos pertence, mas temos ainda na lembrança e nas fotografias, que qualquer dia destes, vou aprender a colocar, a certeza de que pessoas muito queridas moraram e fizeram a nossa vida mais feliz.

Comentários:
Olá Monica, nossa adoro fazenda e quando li seu post voltei a minha infância na cada dos meus avós,até parecia que conheci essa fazenda dos seus avós,pois adoro tomar banho na luz do candieiro, andar de cavalo,uma comidinha feita na panela de barro...amo tudo isso!!
Tem um selinho lá no meu blog pra você,passa lá.
Beijos e boa semana!!
 
Oi Mônica,
Essa história ´me fez até sentir o cheirinho de mato, de comida feita no fogão a lenha... delícioso! Quero cumprimentar sua mãe pelo aniversário e pela coragem que a fez vencer tantos desafios, criar filhos,netos e Deus haverá de permitir que os bisnetos tbm tenham a graça de desfrutar de sua companhia!
Parabéns a ela e tda família pelo respeito e admiração que demonstram sentir um pelo outro!
ótima semana,
Bjs
 
Angela e Claudinha.
Muito obrigada por me visitarem.
Voces não calculam a minha alegria.
Claudinha, ainda vou aprender a enviar selinhos.
Com amizade Monica
 
MONIQUINHA..
PARABÉNS PELO ANIVERSÁRIO DA SUA QUERIDA MAMÃE!
MANDE UM ABRAÇO BEM FORTE PARA ELA E DIGA QUE EU A ADMIRO MUITO, NÃO SÓ PELA PESSOA MARAVILHOSA QUE ELA SE MANIFESTA ATRAVÉS DE VOCE E SUAS IRMÃS E IRMÃOS, MAS PELA SUA HISTÓRIA DE VIDA, PELA SUA GARRA E DETERMINAÇÃO. UM ABRAÇO PRA VOCÊ E UMA LINDA SEMANA
 
Oi Mônica , adorei seu post e sua visita !!! Vc tem uma irmã Marília ? Eu tenho uma filha Marília , que eu amo e que é uma ternura de menina ...
Bjuss queriida*
 
Obigada pela visita. Adora o modo com vc. conta as coisas...Sua prosa é simples e resgata minhas mem´rias infantil sempre tã cheia de saudades.
bejo boa semana
 
Que delícia de infância, Mônica! Dá vontade de ter vivido na fazenda Guariroba também. Mas ver os porcos sendo mortos na madrugada, brrr... Que medo!

Beijos!
 
É amiga, bons tempos... que delícia mesmo devia ser! Também tenho na minha lembranças algumas passagens assim, meus bisos tinham uma fazenda que era olaria também... espero que meus filhos tenham boas lembranças também, que essa fase difícil da Heleninha seja esquecida por ela e o Gabriel seja muito arteiro como eu fui! kkk Obrigada pelo carinho de sempre. Beijos no coração, Keli.
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]