quarta-feira, 29 de abril de 2009

 

Vovó Candinha- Fazenda Cachoeira-


Vovó Candinha é uma figura muito estimada em nossa familia. Nasceu em Santo Antônio do Amparo .Seu marido José Ferreira era dono da Fazenda Cachoeira.
É considerada pelos parentes uma santinha. Contam diversos casos sobre sua santidade. Minha Madrinha Zilá contava que ela era muito caridosa. Que ia para a cidade com diversas saias, para caso chegasse lá, alguém estivesse precisando de roupas, ela dava. Ela também não deixava os escravos e os pobres com fome. Sempre tinha escondida debaixo das saias mantimentos. Fazia isto para não desagradar o marido.
Seus principais milagres é o de achar objetos perdidos. Nos escritos de papai encontrei que ela morreu em 1904. Não tenho certeza.
Sabe porque estou contando isto?
Porque sempre preferi pedir para santo Antônio de Pádua do que para vovó Candinha.
Acontece que perdi duas coisas. Primeiro foi a correntinha de ouro com pingente que ganhei de minha prima no meu 50 anos. Procurei por dias seguidos. Resolvi prometer 05 missas para ela. Voce não acredita! Achei onde tinha diversas vezes procurado.
Depois foi a chave desta casa e a de Santo Antônio. Mamãe até me proibiu de falar porque teria que fazer todas as chaves da entrada do predio novamente. Tornei a prometer 5 missas. Mas já tinha perdido a esperança, quando Andrea mandou lavar o carro e o moço achou no chão do tapete.
Agora virei fã incondicional dela. E irei a tarde mandar celebrar as 10 missas que lhe prometi.
E se mamãe estivesse aqui diria outros milagres, contados pela minha madrinha Zilá. Um deles é de que madrinha entrou em uma loja aqui em BH e todos estavam muito triste., porque teriam que fecha la porque tinham uma divida que estava vencendo. Madrinha contou sobre a vovó Candinha e que juntas rezariam e que prometesse missas para ela. Pois dias depois o dono da loja telefonou contando que recebeu um dinheiro de um devedor e que pagou a divida no tempo certo.
Outro milagre é de arrepiar! Um parente distraido, foi ao banco e colocou o dinheiro em cima do carro. E esqueceu de tirar. Só chegando ao seu destino que viu que o dinheiro continuava lá, mesmo tendo percorrido uma certa distância. A esposa era uma devota de vovó Candinha.
Mas se eu soubesse colocar seu retrato no computador. Voces iriam ficar com medo dela. É a pessoa mais feia que conheço. Mil vezes mais do que eu. Mas é uma santinha. A santinha dos amparenses e dos Ferreiras.

Comentários:
Bom dia,
Agora vou virar devota da vovó Candinha tbm! Conheço a história da nhá Chica de Baependi aí em Minas mas, essa da vovó eu não conhecia.
Obrigada por ter falado sobre ela, vc propagou a história de uma vovó cheia de fé e amor e isso torna o mundo melhor.
Bjs!
 
MOniquinha , só não gostei do final da estória. Vc não é feia. Na verdade, vc é a filha mais bonita da D. Maria Alice. Já parou para pensar nisso?? Pois pense e se olhe no espelho e se ame. Vc merece.
bem, eu não peço nada para Vovó Candinha, pque ela nunca acha nada para mim. Será pque nunca prometo nenhuma missa para ela? Vou mudar o pedido e a promessa e depois te conto.
Um beijão e até a noite. Durmam pque devo chegar depois de meio noite.
 
Monica nem vc é feia e nem a vovó Candinha ,as roupas daquela época que eram esquisitas ..
beijos
 
Mônica,
Antes de tudo quero lhe dizer que a foto que vc tem no blog é mto pequena e quase não dá pra ver mas, creio que vc deve ser uma linda moça, pq uma alma linda do jeito que vc tem só pode ser revestida por uma aparência linda. Qto a Santinha..., era da sua família ...rsrsrs, depois que vc contou aqui a história dela, agora vai ser do mundo devido ao sucesso do blog.
Bjs!
 
Mônica, eu viajo com suas histórias e acredito muito nos milagres da vovó Candinha,nunca ouvir falar antes,mas mesmo assim acredito.
Agora quando sumir qualquer coisa vou pedir para a Santinha...
Beijão
 
Claudinha
Pode pedir que ela cumpre se voce prometer missa.
Com carinho Monica
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]