domingo, 21 de junho de 2009

 

Crche Sinhá Paiva

Em 1985 fui trabalhar na creche Sinhá Paiva. Fiquei até 1991.
Quem criou foi minha tia Hilda que conseguiu uma ajuda financeira da LBA. Tio Fernando e mais algumas outras pessoas da comunidade arcavam com as despesas de comida e vestuário. O local foi doação deles. A primeira presidente foi ela. Depois outras também sem remuneração e tendo que ajudar nas despesas vieram: Meirinha, e Mary.
Quando iniciei os meus trabalhos como professora foi o Estado que pagava.
Quando saí em 1991 já foi preciso que a prefeitura ajudasse contratando monitoras, serviçais e escolhendo a coordenadora. Porque já não achava quem quisesse fazer um trabalho de doação, como minhas tias e primas.
Eu adorava a creche. Tem mais fotos, mas estão por lá. Não sei porque não fui buscar.
Eu fazia do meu aniversário dia 6 de novembro uma festa para todos. Eram 100 crianças atendidas . Minha turma de vinte e cinco alunos,com 4 anos. Mais tarde lecionei para os 6 anos .
Cada ano eu fazia com um tema diferente.Uma vez minha irmã Andrea que estudava em Três Corações me ajudou a fazer com o tema da turma da Monica. Comprou máscaras, copos, pratos, balões e enfeitamos como se fosse uma festa infantil. Meus aluninhos e eu ficamos encantados.
Outra vez fiz um almoço. Na minha casa a cozinheira Dona Maria Lásara preparou e meus pais foram levar.
Era a primeira vez que tinha um almoço na creche com tanta variedade de coisas.
As monitoras não sabiam o que servir .
Eram crianças muito pobres. Todas filhos de apanhadores de café ou desempregados. Eu os amava como se fossem meus filhos.
No dia das crianças fazia campanha para que ganhassem um presente útil: blusinhas, shortinhos.
Era uma creche muito boa, mas pequena.
Hoje é um local adequado para estas crianças que ficam o dia todo no mesmo espaço.
Depois que saí voltei ,no próximo ano, para visitar. Fiquei decepcionada. As crianças não me conheciam mais. Já gostavam da outra tia da mesma maneira.
E então eu tive a minha primeira lição.
Nós ,seres humanos e professoras não somos insubstituíveis.

Comentários:
Monica, vou contradizer este seu pensamento, minha joia mineira (rara).
Nao pelo seu carinho, mas de uma forma real e humana, aprendi que cada ser é especial e é intranasferivel as nossas relações. O que voce plantou naquela geração permaneceu, pena que os novos seguidores nao souberam conservar a presença edificadora da mestra, cultivando lhe a memoria,
No meu entender faltou cultivar as sementes pelas mestras substitutas. ]Beijos no coração, e que as gerações futuras possa reencontrar muitas Monicas!
 
Monica, deixei o manjar de Cõco, pra voce na mesa da sala, está geladinho e delicioso.
Que o seu inverno seja aquecido por suas lindas lembranças.
Beijos no seu coração
SuellyMarquêz
 
Mônica,acho que fui num de seus aniversários na creche. Se não me engano este do almoço. E as crianças realmente ficaram muito felizes. È tão bom poder proporcionar momentos como aqueles para as crianças que não tinham festas. Na verdade era uma maneira de fazer um agrado para elas. Um beijão
 
Olá querida,
Aquelas criançinhas eram mto carentes até que apareceu a professora Môniquinha e com suas asas de anjo levou alegria, comida, roupas e amor para eles. Naquele período que vc esteve lá vc levou tbm dignidade e sonhos, ele esqueceram da tristeza que viviam pq o anjo Mõniquinha coloriu a vida deles.Como disse a Suelly a sementinha está plantada, o bem vai germinar.
Obrigada pela visita e pelos comentários sempre carinhosos,
Ótima semana pra vc,
Bjs
 
Olá!
Bom dia!!!
Tenha um dia lindo e cheio de paz!
Beijos e obrigada pela visita.
 
Monica ,aquele aniversária da turma da Mônica ,foi inesqucivel pois proporcionamos alegria para crianças que talvez nunca tivessem oportunidade de uam festa como aquela !! lembro da alegria deles até hoje ,,como foi bom;;
Beijos
 
Monica, tambem concordo com a Suelly e digo que pessoas como você, são insubstituíveis por tão grande coração e carinho para com esses meninos, tenho certeza que muitos deles te tem na memória como professora exemplar e com certeza aprenderam muitas lições de vida e amor contigo. Por mais que o tempo tenha passado para eles, é isso que fica de bom: o amor e a dedicação que deste durante esse tempo com eles, e isso não tem preço. um grande abraço e uma linda semana pra você
 
Oi, querida!
Vim te passar o número da sua encomenda ok?
EC848840346BR
Vou ficar super feliz se vc me avisar assim que receber! E dizer se ficou stisfeita com o trabalho! beijos, querida e uma ótima semana!
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]