quinta-feira, 18 de junho de 2009

 

E. E da Fazenda do Cruzeiro

Em 2007 e 2008, trabalhei meus ultimos anos como professora do Ensino Fundamental, nesta pequena escola. Sua arquitetura : vejam na foto, mais parece uma casa de empregado do que instituição escolar.
Neste dia estávamos comemorando as festas juninas. Minha amiga, professora Zilda e eu fomos caracterizadas de sinhazinhas. Mas eu mais parecia galinha d angola do que tudo ,por isso não mostrei.


Pertinho da escola, em frente, é a fazenda de minha prima que chamamos carinhosamente de tia Julinha. Esta Escola é bem antiga. A primeira de Santo Antônio do Amparo. Meu pai e meus tios estudavam nas proprias casas, mas tinham que ir nesta fazenda para fazer os exames finais pela professora Marieta.
Meua alunos e eu estamos perto do Cruzeiro, um lugar maravilhoso. É por causa do Cruzeiro que a Fazenda e a Escola tem este nome. Na época da seca vamos lá aguá-lo para que a chuva aconteça.Nesta foto estamos comemorando a despedida de Dona Toninha, nossa cantineira que aposentou em 2007. Estavam presentes tia Julinha, a professora Zilda e eu. Fizemos uma linda festa porque Dona Toninha trabalhou nesta escola por 30 anos. E sabia como ninguém sobre cada familia da região.


O Governo de Minas realiza um trabalho de muito valor nas escolas estaduais: o monitoramento pedagogico realizado mensalmente pela equipe Angelica, Simone e Paulo. Também participava a Inspetora Maria Aparecida e Elaine.
Além disto realizamos diversos projetos: de músicas, danças, poesias, painéis, quadrilhas com a participação de pais, teatrinhos. Comemoramos o dia do dentista, dia das crianças, receitas caseiras. Realizamos aconstrução de lojinha mostrando quilio e grama Incentivamos o amor com projeto de educação religiosa .Cuidando da natureza. Mural de capacidades dos alunos. Projeto lendo poemas. Sábado letivo com a presença dos pais. Comemoração de aniversário. Mural de poesias e musicas infantis. Projetos das comemoraçoes cívicas e religiosas. Passeio no circo. Projeto dia da cidade . Comemoração do mês de maio. Reunião de pais. Confecção do bonequinho doce. Casamento caipira.
A parte mais emocionante foi o intercambio de cartas que fizemos entre minha irmã Marilia que mora no Rio de Janeiro e meus alunos. Em dezembro seus amigos presentearam cada crianças com diversos brinquedos. Acho que esta história não será esquecida tão cedo.
Minha amiga e professora Zilda e a cantineira Denise fizeram o bonequinho doce. A receita saiu direitinho mas o biscoito ficou muito doce.

Por coincidência do destino e dos anjos, Zilda e eu aposentamos juntas. A escola foi desativada. Uma pena! Mas o transporte é muito bom, mas bem demorado. Eu saía as 5 horas da manha e chegava em casa as 13 horas.
Fizemos um otimo trabalho, porque tinhamos uma criança Down Alfabeizada e um deficiente auditivo sendo atendido pela prefeitura.
Mas somos imperfeitas. Por isso peço para que Deus complete o que deixamos de fazer, por incopetência e descuido.
Estou aproveitando para fazer o que mais gosto: escrever. E como dizia para os meus aluninhos. Escrevam direitinho porque tem alguém lendo.





Comentários:
Oi Moniquinha
Muito obrigada pelas visitinhas viu! Cheguei ontem de viagem e só hoje estou com mais tempo para visitar as amigas.Quantas lembranças gostosas vc. guarda heim?
Sempre acreditei que para ser professora principalmente do ensino fundamental, tem que ter dom. Com toda certeza você plantou muitas sementinhas e será inesquecível na vida de muito marmanjo por ai.
Voce jogou fora as latas???? Aquela antigona dos biscoitos maizena era igualzinha as que a mamãe comprava na feira quando era criança, não tive coragem de esconder a raridade. Mas as latas são muito úteis, principlamente para guardar biscoitos, pacotes abertos de mantimentos e outras coisinhas.
Beijos e boa semana
 
Monica , seus alunois tiveram sorte de ter uma profesora tão boa ,carinhosa e preocupada com eles .E suas colegs de trabalho também ..
Beijão ..
suas fotos são ótimas ,,e outra cosia vc estava fofa de roupa de quadrilha ,deveria ter colocado a foto sim
 
Luciana
As fotos ficaram engraçadissimas
Um hora eu te mostro.
Com carinho Monica
 
FESTA, UEBAAA!! HAHAHAHA

Vc sempre presente e querida, sorte a minha de ter encontrado uma blogueira como vc para fazer parte do meu clube de amigas virtuais... mas qnd vier ao Rio me avise!! bjks
 
Monica, vc me emociona com seus comentários e também com suas histórias. Ser professora é isso aí: ensinar atém mesmo quando já se aposentou.
Beijo carinhoso da amiga.

PS: quando vier ao Rio, não deixe de me avisar.
 
Moniquinhaquinhaquinha,
adoro seus comentários do donaperfeitinha.
Estou fazendo um lobby para vc ser a próxima entrevistada.
Já falei com a Talita, e ela falou que vai incluir esta tão esperada entrevista na pauta.
Saudações,
Samuel
 
O tempo bom heim? Como vc descreve vc fecha os olhos e vem toda a imagem da época que vc trab nas escolas.
Ainda vou ter a honra de ter um livro escrito por vc e autografado viu!!!


Beijão
 
Que bom, Mônica, que vc tem a certeza de um trabalho bem feito, uma vida empregada para o bem, para a formação de boas pessoas. E agora, pode escrever à vontade e tem um monte de gente lendo! A vida é bela!
Beijos
 
Mônica, como vc andou por estas escolas rurais e fez tantos amigos e cativou seus alunos. Lembro de quando veio ao Rio uma vez, e queria levar na garrafa água do mar, para suas crianças, que moravam lá no meio do nada e que talvez nunca saissem de lá, pudessem saber o que era a água salgada do mar. Vc mesmo de férias pensando nos seus aluninhos. E onde íamos, vc guardava coisas para eles: prospectos dos museus, ingressos dos teatros, informações do metro. Tudo isso objetivando melhorar o conhecimento de seus alunos. Vc sempre foi uma ótima professora e foi um prazer para mim trocar correspondencia com seus aluninhos.
 
Oi Mônica,
Que delícia tudo o que vc escreveu. Me lembrei da minha escola primária em São Paulo. ficava numa colina e tinha uma diretora muito brava chamada dona Nadir. Quanta saudade.

Muito obrigada pelas visitas ao meu blog.
Vc viu que eu sempre respondo aos seus comentários?
Fico feliz quando vc me escreve porque vc me passa muita alegria e paz.
beijos,
Elisa
 
Querida Mônica,
Que história linda! Você é perfeita sim, pois, fez além do que podia para dar instrução para tds aquelas crianças; só vc e Deus sabem qts momentos difíceis vc deve ter passado para conseguir seu objetivo, parabéns! Tomara Deus os professores do nosso país tivessem a sua disposição e coragem.
Com certeza vc fez a diferença na vida de mta gente, mto mais do que vc possa imaginar.
Obrigada pela visita e comentários tão meigos,
Bjs
 
Para Samuel e Talita
Será que sirvo para ser entrevistada?
Sou solteirona. Não tenho história de namorado nem de marido para contar, nem de brigas, .
E minha vida é o que escrevi. Nada é mentira.
Disseram até que é prigoso, mas fazer o que. Tenho um defeito digo muitas verdades.
Só tenho uma unica alegria de manha até a noite: o estar e permanecer unida a minha familia: que são desde os meus irmãos e suas familias até os meus primos com suas esposas.
Que pessoinha mais sem graça , se voces forem pesquisar!
Mas estou tão orgulhosa de pensarem em mim.
Há mas se alguem em algum lugar conseguir que eu veja o Roberto carlos, apesar de minha sobrinha rir de mim , porque não sei nenhuma musica de cor dele.
Eu só quero ir ao seu camarim e ganhar um aperto de mão ou um abraço.
Com carinho
Monica
Obrigada, bem forte, pela especialista visita que recebi hoje.
 
Moniquinha querida
primeiramente, obrigada pelo carinho nos seus comentarios que tanto amo lá no meu espaço, obrigada por se preocupar, agora estou bem.
Adorei seu post. ´Sua história de vida é um exemplo pra todos nós, tudo que fizeste foi 'te doar' , tudo que fizeste foi com muito amor por teus alunos, tenho certeza que serás muito recompensada por isso. Desejo que tenhas um lindo fim de semana,Um Grande abraço da sua amiga e fã
 
Sou muito feliz por ter amigas assim, como você ! Adorei a idéia de dares a entrevista; e
já estou ansiosa para saber como será a pauta, com Samuel e Talita!
SORTE VOCÊ JÁ TEM!
E O SUCESSO.. TÁ A CAMINHO!
Beijosss
 
Oi, querida!
Obriagdo!
Mas agora já sabe... qndo aparecr uma gravidinha, o mimo já está escolhido!
Daqui a pouco vou ir conferir o depósito e te escrevo...
Beijos e um ótimo fíndi!
 
MÕnica, leia o que escrevi para vc respondendo o seu comentário para Talita e Samuel.
Beijos
Te amo.
 
Monica,

Voltei de férias e adorei seus comentários no meu blog, você é um doce de pessoa.
Uma delicia conhecer a sua história como professora, eu sempre penso se os professores conseguem ter a dimensão da importância na vida das pessoas, eu me lembro de vários que tive, e tantas coisas que aprendi, coisas da vida mesmo, não só da matéria do colégio, muito do que sou hoje é um pedacinho deles. Parabéns.
bjs
 
Oi, Mônica!
Meu marido se antecipou a mim, mas ainda tá valendo eu pedir uma entrevista com você? Samuel e eu somos seus fãs e estou super ansiosa pra tê-la como uma das entrevistadas do dona perfeitinha. Já tenho mil curiosidades pra perguntar a você e, se aceitar meu convite, vou ficar toda feliz em elaborar perguntinhas mais que especiais. Você não tem ideia da pessoa maravilhosa que é? Nada disso de ser solteirona ou pessoinha sem graça. Você é uma pessoa maravilhosa e lembra-me muito a história de Jane Austen, romancista, conhece? Samuel mandou avisar que estará fundando o fã-clube da moniquinhaquinhaquinha. Nós adoramos seu blog e seus comentários. Obrigada por sempre passar por lá.
Um beijo grande,
Talita.
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]