quarta-feira, 17 de junho de 2009

 

Escola Estadual Francisca Castro

Em 2001 fui transferida para a Escola Estadual Francisca Castro. Trabalhei no ínicio com 20 alunos de idades variadas - entre 6 a 13 anos de 1a a 4a série. Eu era a única professora da escola,de classe multissseriada por não ter outra educadora.
A fazenda da Tartária uma das primeiras a existir em Santo Antonio do Amparo ficava ao lado da Escola. Os Proprietários Lucia ( antiga professora) e Max, foram excelentes. Me tratavam como alguém da familia.
Da mesma maneira, ainda não tinha transporte para podermos, alunos e professora frequentarmos a escola. O percurso era pela Fernão Dias .Eu ia de FIAT UNO e meus alunos de bicicleta, a´pé, de carona, de caminhão, ou então muitas vezes, os levava até a metade do caminho para suas casas.
Realizei muitos projetos com a ajuda da comunidade amparense, de meus irmãos e com intercambio com o Instituto Arco Íris, escola particular existente na cidade.
As crianças participaram do concurso da Policia Militar . Observavam a natureza no Projeto Primavera, Realizaram o cultivo de horta medicinal com a ajuda de Dona Marlene que era muito boa em plantá -las. Confeccionamos receitas caseiras com a ajuda das mães. Plantamos árvores.Comemoravamos o dia do professor, o dia das crianças com muitas festas. Realizamos o projeto Lazer e diversão em um Hotel fazenda. Fazíamos recitação de poemas sobre animais de estimação das crianças. Dramatizamos com máscaras confeccionadas pelos alunos. Visitamos uma roça onde o pai do aluno Braulio cultivava horta em seu quintal. Fazíamos projetos sobre Carnaval, Páscoa, Natal e meio ambiente. Vsitamos uma mina d ,água. Fizemos maquete sobre a zona rural e urbana. Participamos do dia da cidade, no dia 12 de Junho e do dia do padroeiro no dia 13. Fazíamos experiencias. Construímos a coleta seletiva. Fizemos uma excursão visitando diversos pontos turisticos de Belo Horizonte. Os alunos da 4a série ficaram na residência de minha irmã Andrea. Montamos projeto sobre lixo e reciclagem. Recebi a ajuda da estágiaria Angela, que é uma professora dinãmica . Também me ajudava na alfabetização Lucelia como amiga da escola e filha de Dona Marlene. Visitamos as fazendas vizinhas e seus moradores. Utlizávamos material concreto adquirido pelo governo estadual. Tinhamos muitos projetos para desenvolver a leitura ,o raciocinio e a psicomotricidadedos alunos. Realizamos observações sobre tamanho das plantas e tipos de pássaros. Viajamos para o Rio Bonito , municipio de Lavras com outras escolas estaduais. Viajamos para Lavras para poder conhecer o shopping e assistir a filme infantil.Trabalhamos o calendário o ano todo incentivando as suas datas comemorativas.

Este trem fica pertinho da escola, simboliza a estação da Tartária. Foi neste local que mamãe chegou de Araxá, para a Festa dos Ferreira em 1956 e conheceu papai. E em 1958 casaram.







Em 2003 e 2004 a professora Vera trabalhou em nossa escola. Foi uma presença agrdável e muito marcante. Foi uma professora dedicada aposentando logo em seguida.

Tivemos a presença de várias inspetoras. Analia participou de muitos eventos inclusive a entrega do premio para o aluno Valdinei , que estudava em nossa escola e participou do concurso sobre Policia Militar, em Lavras.

Maria Lucia foi também uma inspetora que estava sempre nos incentivando e enviando atividades diferentes para meus alunos. É eximia tricoteira. Faz cada cachecol maravilhoso!

Dona Marlene foi a minha fada madrinha todo o tempo que esteve comigo e com meus alunos. Ela não sabia ler nem escrever, mas sabia como ninguem agradecer. Suas palavras eram sempre muito obrigada, Deus te Pague. Vá com Deus. Sua comidinha era deliciosa. Fazia com tanto esmero e capricho.
Faleceu dentro da escola, trabalhando, Foi enfarto. Quase morri também. Fiz mamãe que estava em BH pegar o primeiro onibus para Santo Antonio. Nenhuma fiuncionária teve tantas pessoas da S R E Campo Belo como Dona Marlene. Eu telefonei e vieram muitas amigas.
A lembrança de seu carinho permanece comigo diariamente. Ela está no céu.
Em 2005 fizemos uma homenagem para Dona Marlene. Foi realizada uma missa pelo Padre Nilson ,na Instituição. Fiz uma placa que está fixada na escola. Seus filhos e seu marido são exemplos de trabalhadores rurais satisfeitos com o que fazem.

Terminei o ano de 2006 sabendo que pela quantidade de alunos não poderia permanecer por lá. Os alunos foram transferidos para a Escola mais próxima: E. E. da Fazenda do Cruzeiro e eu fui com eles. Neste ano Nadir me ajudava como cantineira. e tive o meu primeiro e único acidente de carro. Um caminhão bateu no meu lado. Mas não tivemos nenhum arranhão.
As fazendas vizinhas continuam com uma família de empregados em cada uma. Não existe trabalhadores que moram nas fazendas . A maioria são solteiros ou moram na cidade. O êxodo rural é uma verdade.
Nesta escola vi crianças amadurecer e se tornarem adolescentes. Espero ter contribuído para o desenvolvimento de cada uma delas. Que sejam bons trabalhadores como são os pais. E bons filhos também.







Comentários:
Olá querida!

Eu amo o Rio... nasci e moro aqui, mas precisamente em Niterói!
Amo esse lugar d+!!

Obrigada pelos comentários!

Adorei as fotos!!

bjks
 
Oi Monica
Imagino como deve ter sido gostoso dar aula para essa turma.Tenho tias que foram professoras e, que tbm passaram escolas como essas.Eu adora acompanhar minha tia,acho que isso que ajudou na escolha da minha profissão.
Obrigada pelas visitinhas sempre carinhosas!
Bjs
 
Quanta historia e boas lembrancas hein Monica! E bom sentir que fizemos diferenca na vida de alguem, ou de muitos alguens. E bom sentir que tudo foi verdadeiro e marcante, porque foi feito com amor e dedicao! Fe no que se faz! E por isso que eu acredito num mundo melhor, num mundo de possibilidades!
A fotografia e um elo sensacional para com o tempo! Nos traz lembrancas, reaviva sentimentos e vemos como o tempo passa, como algo realmente existiu e que nao foi fruto de nossa imaginacao! E maravilhoso compartilhar essas fotos do vc!

beijos
 
Que fofa a D. Marlene!!!
Bjins
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]