domingo, 7 de junho de 2009

 

Festa de Santo Antônio de Pádua


No dia 13 de Junho comemoramos o dia de nosso padroeiro Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa. Fomos na Itália e ficamos encantadas com a igreja e com as reliquias de nosso santo. A língua intacta. As capelas. A história de sua vida.
Desde pequena participamos das celebrações. Quando moravamos em Varginha íamos na festa nem que fosse no dia somente. Nunca fiz a trezena inteira. Mas muitas graças são alcançadas. Muitos milagres já aconteceram.
Tem vários festejos: pão bento do Santo Antônio, desfile de cavaleiros, barraquinhas a noite com prendas doadas pelos festeiros. Missa Campal. Procissão com o santo todo enfeitado. E barraquinhas no parque de exposição. É uma festa gostosa de participar. Fazemos nossas oraçoes e somos abençoados.
Vou terminar com o Responso de Santo Antônio. Acreditamos em tudo que rezamos mas para encontrar marido se fosse voces não pediam. Mas o que está perdido é certo que encontrarão.
Responso de Santo Antônio de Pádua
Quem milagres quer achar
Contra os males do demonio,
Busque logo a Santo Antônio
Que as de encontrar
Aplaca a fúria do mar
Tira os presos da prisão
Aos doentes torna são
E o perdido faz achar
E sem respeitar os anos
Socorre a qualquer idade
Abone esta verdade
O cidadão Paduano
Vamos pedir e com fé conseguiremos o que mais desejamos.

Comentários:
Mônica, A festa de sto. Antonio é muito bonita mesmo. E todos da cidade ficam envolvidos com ela, o que é mais bacana, inclusive os que moram fora.
Lembro tanto quando morávamos em Varginha e íamos assistir a festa. Ficava impressionada com aquele momento em que o Santo aparecia num quadro?Sabe qual era? não sei se ainda existe isso. Eu morria de medo. A tonha adorava.
E as barraquinhas eu achava divertido.
Ah, e vc tem razão em dizer para não rezarmos para casar para Sto.Ato. Eu rezei na época do primeiro namorado e não deu certo... Ainda bem que parei de rezar para Sto. Antonio para casar.
Beijos
 
Olá Mônica,
Já fui muito para a festa de Santo Antonio, participava desde pequenininha com a minha mãe ou minha vó, sou baiana e minha casa era pertinho da igreja de Santo Antonio,então ia nas trezenas a noite, mas o que gostava mesmo era o grande dia da festa, pois lá tem a tradição o dia dos romeiros que vem de outra cidade, pra mim era uma grande festa, as barraquinhas, o pãozinho que entregava (eu comia vários escondida dentro da igreja).
Engraçado nunca rezei para pedir namorado...e hj sou noiva.
Muitas vezes tava tão envolvida com a organização que participava que não lembrava de rezar ahahahha, como eu morava perto da igreja na minha cabeça eu tinha ele o tempo todo me acompanhando.
Mas a minha vó era muito devota ao santo, que quando alguém precisava consegui um emprego ou achar alguma coisa roubada a minha vó fazia o responso e graças a Deus sempre foi alcançado a graça.
Lembro de um carro do meu tio que foi roubado e ela fez o responso e achou o carro inteirinho depois de um mês.
Bom vou parar por aqui...pq até parece que sou tão velha assim.
Minha mãe hj e algumas tias ainda vão para a festa não perde por nada, já faz um tempinho que não vou, a última vez que fui na festa mesmo faz 3 anos!!

Beijos
 
Eu adoro a festa ,as barraquinhas ,a procissão , e tudo mais ...Marilia eu achava um mistério um milagre mesmo aparecer a imagem do santo ..não sabia que c tinha medo .
Esse ano eu e Monica vamos estar lá e vou rezar pra vc e Marcelo e toda nossa família
 
Eu sempre fui devota de Santo Antônio. Mas também tinhamos devoção com Divino Espirito Santo pelo incentivo das irmãs dos Santos Anjos
Voces se lembram da festa em Varginha?
Eu lembro pouco,mas lembro.
O que mais lembro era da festa do Corpus Christie que perdiamos muitas aulas para colorir serragem.
E ajudar no tapete perto da Igreja.
Será que ainda é assim?
Com carinho Monica
 
Bom dia minha querida
Vim aqui para agradecer pelas suas visitas e pelos seus comentários tão queridos e sempre tã bem vindos. Adoro você e tem uma grande admiração por ti. Um grande abraço e tenhas uma linda semana
 
Olá,
Leio essas histórias e fico maravilhada em saber que ainda existem lugares que mantém essa tradição religiosa. Aqui era assim antigamente, fomos criados participando das procissões, das rezas do terço em família, das novenas, trezenas e tríduos e nenhum da minha família ou dos amigos, vizinhos se perdeu no caminho, a oração e a prática diária faz-nos respeitar os nossos entes como os alheios e o respeito é o melhor sentimento que alguém pode ter. Quem respeita, não maltrata.
Bjs
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]