domingo, 5 de julho de 2009

 

Nossas ajudantes e secretárias

Logo depois que mamãe casou, foi para o Rio de janeiro. A comadre Maria , que era uma velha,já era ajudante do papai. Com a chegada de mamãe, perdeu o trono de rainha e infernizou a vida de mamãe. Fazia tudo ao contrário para o papai estranhar. Mas ele descobriu e a despediu.
Depois papai contratou a Elza, para cozinhar.

Tonha, nossa segunda mãe, além de ter ensinado para minhas irmãs gêmeas a cozinhar. Nesta foto estão Marilia, Homero e a Tuca, nossa cachorrinha.

Com a nossa chegada, mamãe teve a Glória, minha babá. A Enói, babá do Renato. A Nenê, também esteve no Rio de Janeiro. Todas vindas de Araxá emprestadas da vovó Zica. A Ilda casada com Joãozinho também esteve trabalhando com mamãe quando moravámos no Rio.
Tonha, Leca, Adriana e Bete, ajudantes no meu aniversário de 40 anos.
Assim que chegamos em Santo Antônio do Amparo a Nossa Tonha, foi ser a cozinheira e está conosco até hoje com 80 anos de idade já completos. Dia 4 de Setembro fará 81 anos.
Como babá da Elisa a Toninha Foi criada conosco. Estudou, fez curso técnico de quimica, e hoje mora e trabalha em Varginha.Papai fez de tudo para ajudá-la. Mas é muito independente. E por causa da sua inteligência sempre nos ajudava nos deveres de casa.
A Elza foi para Varginha depois que as gemêas nasceram como babá.
Também tivemos em Varginha a Solange, para brincar com as gemêas. Chegou menina e fez diversas trapaças com mamãe. Comprava na conta balas ao invés de pão. Faltava a escola e ao dentista.
Como lavadeira tinhamos a Ana.Nesta época em Varginha.

Antoninha babá da Elisa
Quando voltamos para Santo Antônio do Amparo, assim que a Tonha aposentou tivemos diversas ajudantes: Dona Maria Lasara que fazia cada coisa deliciosa. A Lucinha como arrumadeira. Elas ficaram até papai falecer. Tivemos também a Maria. A Nazaré, mamãe fez com que o noivo casasse porque estava grávida . A Iris filha do tratorista do papai, ficou por um tempo pequeno.
Tivemos diversas lavadeiras, em épocas diferentes: Dona Laurinda, Tereza, comadre Aparecida e atualmente Nazaré. Todas excelentes lavadeiras e passadeiras para os meus irmãos dentistas que moraram em Santo Antônio por algum tempo.
Glória comigo na casa da minha madrinha Zilá em Belo Horizonte

Tivemos também em Ssanto Antônio do Amparo a Glória. Ela era muito boa. Mas criava a filha Elisangela como se fosse filha de rico. Na hora do recreio, saia correndo e ia levar o lanche para a filha. Meu irmão fazia as maiores palhaçadas para que ela ficasse com medo e saísse correndo. Era muito manhosa. Ficaram pouco tempo por causa da menina.


Enói baba do meu irmão Renato, quando morávamos no Rio de Janeiro

Ainda em Santo Antônio tivemos a Adriana por muitos anos. Mas recentemente a Cleusa e atualmente Luciana. Que esmera pela casa, para que fique limpa para que todos possamos frequentar a casa, mesmo mamae não estando presente todos os dias.Mas quem manda continua sendo Dona Maria Alice.
Glória minha babá , o filho do Joãozinho, Luis Claudio e eu.


Além das nossas secretárias, que foram todas excelentes, conhecemos e temos como amigas as ajudantes da tia Lourdes: Leca que apesar de não saber ler, faz pratos sabrosos e cheios de detalhe. A comadre Sebastiana que lavava e passava para tia Lourdes e era uma pessoa que a todos tinha uma palavrinha boa.
A São que trabalhava na tia Mariá e era muito querida por nós.E que fiquei sabendo, faleceu, ontem.
Na tia Hilda ,a Maria Custódia que cozinhava na casa no fogão a lenha. Hoje a Lucia tem os mesmo talentos para cozinhar neste tipo de fogão.
Mas sem a nossa Tonha não seríamos ninguém. Na ausência de meus pais era ela que ditava as regras. Quando morou em Belo Horizonte conosco, as visitas inesperadas e demoradas, eram com delicadeza, tratadas, mas já se sabia de antemão como ir embora. A Tonha dava um jeito. Como! Não sabemos até hoje.
Nossas amigas eram suas amigas. Nossas colegas eram sábias em agradá-las porque sabiam que seriam recompensadas com alguns quitudes.
Nós a amamos com amor de filhas.
Ela foi como o pianista que ajudou sem ninguém ver ao seu aluno iniciante: Não pare, continue tocando disse o pianista.
Assim também é a nossa Tonha. Ela não para ,continua tocando. Nos ajudando a bem viver!









Comentários:
Oi Mônica! tudo bem?

No link que eu coloquei no post fica melhor expplicado.. são os cinco gatos dela que estão doentes.... http://otimedotigor.blogspot.com/2009/07/gatupiry-o-polengui-vai-ao-vet.html

e

http://otimedotigor.blogspot.com/2009/07/gatozilla-precisamos-de-ajuda.html

Beijos e obrigada pela visita!
 
Quantas boas pessoas passaram por nossas vidas. Ainda bem que a Tonha continua com a gente até hoje. Somos abençoados, mas sei que mamãe e papai são os responsaveis por isso pois souberam cativá-las e mantê-las não só como ajudantes mas também como amigas
 
Oi Mônica,
Ao invés de responder seu comentário lá no meu blog, hoje vou responder aqui.
Fiquei muito contente que vc e sua mãe tenham se emocionado com as flores de lótus. Nem eu acredito que consegui tirar fotos tão bonitas. Na verdade as flores é que são belas, não eu boa fotógrafa. Gostei da sua observação: da lama saem coisas boas. Depois que crescem, a gente come raízes de lótus, que são deliciosas. Outra surpresa porque apesar de crescerem dentro da lama, descascando elas são branquinhas e bonitas.
Venham um dia ao Japão. É um país lindo e vale a pena ser conhecido.

Agora falando da sua postagem, quanta gente boa passou por suas vidas. No Brasil minha mãe também teve várias ajudantes. Aqui no Japão paga-se um mínimo de 100 dólares por dia ou 2 mil dólares por mês para uma secretária do lar. Só milionários conseguem pagar. Por isso eu mesma limpo e faço tudo aqui em casa. Essa é a parte dura de morar no japão.
Lembranças para a Tonha, até já sinto que a conheço.
Lembranças para a sua mãe também, da Elisa
 
Oi,Mônica! A única babá que eu me lembro era Irene, que eu apelidei de Bábanena. Eu tinha uns 2 para 3 anos.

Mais tarde, namorei um cara cuja empregada era apaixonadapor ele. E me tratava de cara amarrada, por ciúmes. Eu, hein!

E hoje, a minha ajudante Viviane é maravilhosa. Agradeço todos os dias por tê-la ao meu lado.

Beijos desde Paraty! Volto daqui a pouco para o Rio.
 
Moniquinha
que linda trajetória tiveram essas pessoas ao lado de vocês todos, com certeza elas aprenderam e trocaram muitas experiências ricas com sua família. Não vou esquecer o aniversário da Tonha, pois ela faz anos um dia antes de mim, sou do dia 5/setembro..portanto ambas virginianas !E você, quando faz aniversário?
beijinhos
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]