quinta-feira, 13 de agosto de 2009

 

Abaetetuba cidade Natal de Padre Edir- Pará

Os padres jesuítas através do padre alemão Aluisio Pfel catequisou a tribo dos índios abaetés dando inicio a esta comunidade. Em 1773 a construção da capela de Nossa senhora da Conceição estava sendo realizada.
Padre Edir assistiu a primeira celebração Eucaristica aqui e foi nesta Igreja que aceitou ser padre catolico.
Em Setembro acontece a festividade de Nossa Senhora da Conceição em homenagem a padroeira da cidade com procissão no dia 8 de dezembro.
Em Junho comemora se a festa de Nossa senhorado Perpetuo Socorro, com as novenas, arraial, procissão além do concurso das bonecas, meninas vestidas de bonecas, desfilam pela cidade.
Na quadra junina acontece um concurso que supera os limites da dança junina expandindo para o exterior, suas danças e musicas folclóricas. A cidade cresceu as margens do Rio Maratuíra um dos afluentes do Rio Tocantis.
A cachaça de Abaetetuba imortalizada nos versos de Ruy Barato ao cantar, só de lembrar da marvada me lembrei de Abaeté, me fez lembrar o motivo do padre Edir gostar de uma pinguinha.
E eu pensava que ele tinha aprendido com as nossas Minas Gerais, por causa do frio. Ele me enganou direitinho!
Meise, irmã do Padre Edir, Lucia e eu saboreando um delicioso coco da região.
Em setembro acontece a homenagem de Nossa Senhora de Nazaré onde é encenada peças teatrais de carater religioso.
Seu povo é alegre, hospitaleiro e apaixonado pela sua terra. Por isso os filhos ilustres Dias Paes e Geovani lembram desta terra com amor! E o amor pela sua terra fez Padr Edir retornar aao Pará.

Salomão que ajudou padre Edir a dirigir. Foi um grande homem, trabalhador. Faleceu repentinamente ainda jovem e forte.
No carnaval são os micaretas o grande destaque do carnaval Abaetetubense. Em janeiro realizam a Tiração de Reis, folclore regional de muita beleza!.



Fomos para Abaetetuba em uma grande barca. Chegamos lá fomos visitar seus tios já velhinhos. Foi a primeira vez que assisti a uma unção dos enfermos. Eles moravam nestas casas chamadas Palafitas. A água foi comprada na cidade. E o banho era realizado no rio. E o banheiro? Era em uma casinha no mato. A pobreza era demais. Muito diferente das Palafitas da Argentina.
Mas eu amei esta viagem. Participar da celebração Eucaristica todos os dias com a presença de um sacerdote entre nós, nunca mais vou conseguir ter este privilégio.
A missa mais bonita que assisti foi neste lugar tão simples e tão maravilhoso!
Tenho saudades! Peço a Deus por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré padroeira do Pará que nos proteja e no guarde.
Padre Edir, assim como o Papa João paulo II não os esqueceremos jamais!Estão no reino dos céus protegendo esta Terra e e este País.





Comentários:
olá querida, to passando pra deixar um abraço :)!
 
Olá,
Coisa boa é ter amigos. Lindas histórias vc tem escrito do Pará, mto bom ver esse outro lado, já que tem tanta tristeza lá.
Bjs
 
Moniquinha
que belo passeio pelo Pará estás nos proporcionando, estou adorando passear contigo
por estas histórias e belas paisagens.

Eu não fui no show do Rei. Javier viajou e não quiz ir sozinha. Sem ele não tem graça ouvir tantas canções românticas, não achas?

beijinhos e boa quinta pra você :)
 
Oi Monica, aqui o terremoto foi fraquinho. Não senti nada rs...
Ainda bem!!!bjos
 
Que viagem interessante pelo Pará.
obrigada por me desejar boa viagem.
Depois conto tudo e mostro fotos.
bj
 
TEM SELINHO PARA VC, LÁ NO AMIGA DA MODA.
 
Monica, minha terna e querida amiga, saudades .
Voce com a sua eterna sabedoria cristã, nos motivando no amor eterno, sua palavras nos encaminha por caminhos de ESPERANÇA, minha amiga, ao ler aqui este seu post, ESTA SUA vIagem maravilhosa á terra do Sirio de NAZARÉ, é que afirmo que voce está no lugar certo na hora certa sempre,Monica!
QUE SEJAMOS ABENÇOADOS NESTE ETERNO AMOR!
AMOR QUE TUDO SUPORTA!
 
Ah, querida! Bom dia!
Quanta gentileza de sua parte. Nem escrevo tudo isso, é só um amontoado de palavras... rs. Eu já estava mesmo pra vir aqui, quando vi que tinha um comentário novo. E era justamente o seu!
Gosto da maneira como vc escreve. A gente consegue ver cada coisa, cada lugar que vc descreve, nos mínimos detalhes. Ler seus posts é como passear! rs
Quanto ao Twitter, eu também estou aprendendo a mexer. Mas depois que aprender direito, posso ensinar se quiser. :)
Lindo dia pra vc, querida!
 
Só pra desejar um bom final de semana!!
Beijinhos
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]