segunda-feira, 10 de agosto de 2009

 

Belém do Pará- Terra do Padre Edir Negão de Lima

Em 199o viajei com Lucia, Fatinha, Salomão e Padre Edir para conhecer sua terra: Belém do Pará. Gastamos dois dias de carro e uma noite.
Este padre que já faleceu em 2001, teve por um curto tempo em Santo Antônio do Amparo, deixou saudades e muitas histórias.

Sua mãe tia Maroca, com as filhas e netas. Criou o filho padre Edir, na religião protestante e formou um sacerdote. Como foi? Uma promessa que fez para São Francisco de Assis que se sarasse de uma doença que teve na adolescência seria padre católico.
Esta cidade, batizada de Santa Maria de Belém do Grão Pará tem no Cirio a Festa da Fé, uma gigantesca procissão que acontece no segundo domingo de outubro. Não fui nesta época porque viajamos em janeiro. Mas conheci e assisti a algumas celebrações na Catedral de Belém. Participei de outras celebrações, na Basilica Santuário de Nazaré que é sempre visitada por devotos da Virgem de Nazaré e pelos amantes da arte. Foi lá que adquiri uma imagem . Até o ano pasado ficava me acompanhando pelas escolas que trabalhei. E quebrou! Fiquei muito triste, mas breve vou adquirir outra.
Foi em Belém que aconteceu a Cabanagem, revolta popular mais autêntica da história do Brasil.

Fui com os familiares de padre Edir conhecer as ilhas de Mosqueiro, banhada pela baía do Marajó. As praias do Mosqueiro sofrem a influência das marés e por isso possuem ondas, mesmo sendo praia de rio.Predominam chalés antigos que dão um aspecto de bucolismo e tranquilidade ao lugar.
Mercado de Ver o peso: são encontrados peixes, carnes, frutas e legumes regionais, além de artigos religiosos e ervas medicinais. Foi lá que vi de pertinho e experimentei o tacacá, açaí, bacuri, tucumá, graviola, uxi,taperabá ou cajá, e castanha do Pará.
Em sua casa saboreamos Pato no Tucupi feito pelo padre que apreciava cozinhar.
Muitos lugares não conheço, mas quero registrar o que aprendi. Existem por lá:1- Complexo Feliz Luzitânia: museus, restaurantes, lazer. 2-Igreja de Santo Alexandre com seus belos jardins externos. 3- Complexo Ver o rio. Espaço cultural em praça publica ás margens da Baía do Guajará e barracas de comida tipicas. 4- Estação das Docas: contemplar a baía do Guajará e tomar delicioso sorvete de frutas regionais 5- Jardim Botânico da Amazonas: Bosque Rodrigues Alves. Possui viveiro de pássaros e animais em extinção, orquideas, anuário e passeio fluvial em canoas, 6- Mercado de São Bras- Lojas de artesanato paraense 7- Parque da residência do governador do Pará, Hoje orquidário com uma sorveteria no antigo vagão de trem.
O rtmo envolvente na terra do carimbó com seus trajes coloridos, sons fortes traduzindo as raças que compõem a origem do Pará: negros, portugueses e índios. Suas danças: carimbó, Marujada, Siriá e Xote Bragantino foi levado pelo padre Edir e pelo sacristão Tolosa. Hoje casado com uma amparense Tolosa deixa a marca do Pará em nossas Quadrilhas nas festas juninas de Minas Gerais. Que todo ano repete a tradicional dança folclorica dos Paraenses.



Comentários:
Belém é mt bonita, estive lá duas vezes, e adoro! Me lembra tanto Manaus, ahhhh dá uma saudade, mas sabe, só sinto saudade da Manaus de antigamente, a de hoje, sinto mt nao...

Obrigada Monica, por seu comentário bonito lá no bloguinho,obrigada.
 
Nossa, Belém parece ser muito interessante... bjks e boa semana!
 
Moniquinha querida, voltei!

Belém é uma cidade marcante, de características fortes,eu tive uma prima que morou lá 4anos e ela me contou muito sobre a cidade e o que ela vivenciou.

adorei as suas fotos!

Lá em Torres estava ótimo, mas voltei mais branca que um papel, sol estava de mal conosco e choveu sem parar em Torres, e ainda mais frio, acreditas?
Ainda bem que a pousada tinha bastante opções pra gente se divertir, voltamos renovados e descansados!!

beijinhos e boa semana
 
Olá,
Que ótimas lembranças vc tem do Pará e essa história do padre achei ótima. Convivi e ainda convivo com mts padres e tbm sei cada história, um deles é filho de uma senhora que é mãe de santo com terreiro e tdo. A vida é isso, cada um faz a escolha que manda seu coração e como disse a sua irmã Andréa: viva as diferenças!
Bjs
 
Olá Monica!
Obrigada por sua visita e comentário.Para votar:Clique no selo amarelo, do lado direito do seu vídeo, onde diz,VOTE AQUI.Preencha seu nome e email, confirme. Posteriormente confirme seu voto em seu email.Quero tornar-me sua seguidora mas como não estou em casa e sim viajando,não estou conseguindo conexão com o google friend connect.
Obrigada.
 
Belém é inesquecível. Vivi um grande amor durante 1 semana em que estive lá. Ler sobre a cidade me fez ficar saudosa...
bjs
 
Oi Monica, voltei, estava totalmente fora do mundo virtual. Após nossa mudança peguei uma gripe muito forte, fiquei bem ruim e agora meu filho de 5 anos pegou a tal da gripe A, foi uma loucura, mas já está tudo bem.
Quero ver sua entrevista, onde eu encontro?

bjs
 
Gostei da história do padre. Tenho minha historinha também, quer ouvir?
Tinha uma catequista no meu bairro chamada dona Maria. Eu fiz catequese com ela na casa dela mesmo. Ela tinha um filho pequeno chamado Vicente. Dona Maria vivia na igreja. Ia a todas as missas, ajudava nas quermesses e tudo que precisasse. E levava o Vicente junto.
Para minha surpresa, encontrei o Vicente na rua anos atrás. Ele estava muito feliz, disse que estava no seminário e logo se tornaria padre.
De tanto ir na igreja com a dona Maria, o Vicente virou padre.

Obrigada pela preocupação e consideração comigo por causa do terremoto. Mas aqui está tudo bem.
beijos,
Elisa
 
Mônica, meu aniversário não é hoje, e sim 04/01. Hj é o de um rapazinho muito, muito querido.

Sonhei com você e suas irmãs. Olha que delícia! Estávamos todas juntas, conversamos e rimos muito. Foi tão real que acordei com saudades. Beijos.
 
Vc tem mais fotos do pe.edir? Gostaria q me enviasse BRABUSCO.RIBEIRO@gmail.com
 
Vc tem mais fotos do pe.edir? Gostaria q me enviasse BRABUSCO.RIBEIRO@gmail.com
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]