quarta-feira, 30 de setembro de 2009
selinho recebido da minha amiga Lisa

terça-feira, 29 de setembro de 2009
selinho recebido de Canto em Flor e de Wagner


Foi este que eu ganhei do Wagner. Agora me lembro! Ele diz: Este blog tem muita imaginação. Eu escrevo meus rascunhos e assim vou lembrando através de fotografias as histórias que passamos, o mundo que vivemos e a imaginação rola solta...

E-O que a amizade significa para você?

MINHA AMIGA DO BLOG CANTO EM FLOR- ENVIO LHE ESTE SINGELO SELINHO. NÃO PRECISA PASSAR ADIANTE, É SÓ SEU. É PARA DIZER QUE LHE QUERO MUITO BEM. QUE ESTIMO NOSSA AMIZADE E A MANEIRA AGRADÁVEL DE SEUS COMENTÁRIOS.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Natal de 1979 em Varginha.
Aqui vocês estão vendo os irmãos de mamãe com seus filhos em Varginha. O convite foi do papai. Lembro de ter ganho tantos presentes, que quase não consegui carregar minha sacola.
E os presentes ficavam embaixo de uma samambaia.
Da direita para a esquerda: Tio Antonio Carlos, tio Arnaldo, Juninho, tia Wania, tia Yara, mamãe, Homero, tia Bebete, tio Zanine, tia Lordinha.
Vovô Tonico com os gêmeos no colo, Henrique, Alexandre, Yarinha, e eu. No meu colo Rogerio, Lulude. Na frente: Marilia, Carlos Eduardo, Antônio, Andrea. Mizael e Wander deveriam estar aí também. Mas estavam brincando pela casa.
Engraçado eu não estou vendo na foto meu irmão Renato e Elisa. Eles deviam estar brincando. Mas estavam presentes neste Natal.
Dizer que foi o melhor Natal das nossas vidas estaria mentindo. Mas foi muito gostoso. A casa cheia de crianças, de alegria, de fartura.
Cada um que esteve nesta festa seguiu caminhos. Alguns casaram, já tem filhos. Outros estão sozinhos. Outros de namorada novinha em folha, como é o caso do Antônio.
Outros estão no céu como vovô , tio Zanine e tio Arnaldo.
E existem doenças, como tia Terezinha que está na cadeira de roda. Existem poucas fotos como esta dela em pé.E existem problemas de relacionamento.
Hoje cada um com um tipo de profissão: médicos, engenheiros, dentistas, professoras, fazendeiros, advogada, fonodiologa ,inspetora, artista, dona de casa e aposentadas.
Mas, estes meus primos, primas, tios e tias, irmãos , irmãs, mamãe e papai são na minha vida, desde muito antes deste Natal, quando nasci . Uma benção para mim. Cada um me emociona de um jeito. Se for dizer, vocês vão pular e a leitura ficará muito ruim.
Só vou terminar com estes dizeres: Somos pessoas que acredita em Fé, Familia , Liberdade . Acreditamos que quando papai chegava em casa, á noite as coisas melhorariam naquela famila. Acreditamos que quando nossos pais nos levavam para a missa aos domingos, as coisas melhorariam na nossa comunidade. Acho que somos uma familia diferente porque não vemos os defeitos um dos outros, vemos as qualidades e como elas nos impulsionam para sermos simplesmente felizes.
OBS: Eu agradeço as minhas amigas que me ajudam lendo direitinho o que escrevo. Minhas irmãs que me telefonam dizendo que há palavras erradas e minha amiga Elisa que me lembra que repeti palavras. Ainda bem porque vi que não falei dos meus irmãos que também estavam presentes, mas não estavam na foto.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Filme Dio Come Te Amo
Elas acharam uma bobeira mas eu voltei a ter 15 anos outra vez. E adorei assistir!
Não aconselho ninguém a ver o filme, mas as músicas. Eu dormi sonhando....
Coloquei aí, a moça, dona de uma voz belissima, Gigliola Cinquetti e a letra da música.
Me desculpem, porque ainda não aprendi a baixar musica, nem sei se fala assim, mas já estou com os telefones para entrar na aula, mas vou depois de Nova York.

Gigliola Cinquetti nasceu em Verona em 1947 e começou a cantar aos dezesseis anos em 1963, vencendo o concurso "Voci Nuove Di Castrocaro". Um ano depois participou do Festival de San Remo com a célebre canção "Non Ho L' Età", recebendo a primeira colocação. Gigliola Cinquetti fez tanto sucesso que a RAI decidiu fazer um especial em três etapas no final dos anos 60.
Em 1969, Cinquetti protagonizou a transmissão de rádio "La Bella e La Bestia", junto com Paolo Vilaggio. Mas o grande destaque de Gigliola Cinquetti foi a interpretação da canção Dio como ti amo. Com esta canção ela vendeu milhares de discos em toda Europa.
Mais tarde Gigliola casou e ficou vários anos afastada dedicando-se à família e ao casamento. Em 1981, voltou na mídia como jornalista, escrevendo uma coluna semanal para um jornal. Em 1982, apresentou junto com Enzo Tortora o programa "Portobello", cantando e dançando o "twist". Em 1991, conduziu um talk show na televisão de Montecarlo. No mesmo ano apresentou a edição do "Euro Festival".Dio Come Ti Amo
(Domenico Modugno)
Deus, como te amo
Nel cielo passano le nuvole
No céu passam as nuvens
che vanno verso il mare
que vão para o mar
sembrano fazzoletti bianchi
parecem lenços brancos
che salutano il nostro amore
que saúdam o nosso amor
Dio, come ti amo
Deus, como te amo
non è possibile
não é possível
avere tra le braccia
apertar entre os braços
tanta felicità
tanta felicidade
Baciare le tue labbra
beijar os teus lábios
che odorano di vento
perfumado de vento
noi due innamorati
nós dois apaixonados
come nessuno al mondo
como ninguém no mundo
Dio, come ti amo
Deus, como te amo
mi vien da piangere
sinto vontade de chorar
in tutta la mia vita
em toda a minha vida
non ho provato mai
eu nunca provei
Un bene così caro
um bem assim tão caro
un bene così vero
um bem tão verdadeiro
chi può fermare il fiume
Que pode parar o rio
che corre verso il mare
que corre para o mar
Le rondini nel cielo
as andorinhas no céu
che vanno verso il sole
que vão para o sol
chi può cambiar l'amore
quem pode mudar o amor
l'amore mio per te
o meu amor por você
Dio, come ti amo
Deus, como ti amo
Un bene così caro
um bem assim tão caro
un bene così vero
um bem tão verdadeiro
chi può fermare il fiume
que pode parar o rio
che corre verso il mare
que corre para o mar
Le rondini nel cielo
as andorinhas no céu
che vanno verso il sole
que vão para o sol
chi può cambiar l'amore
quem pode mudar o amor
l'amore mio per te
o meu amor por você
Dio, come ti amo
Deus, como te amo
Dio, come ti amo
Deus, como te amo
Selinho da minha amiga Elisa

Mas isto significa que tenho amigos.
Este selinho ganhei da Elisa, no Blog, uma brasileira no Japão.
Eu gosto de toda as minhas amigas blogueiras, mas Elisa tem um nome sagrado para mim.È o nome da minha quarta irmã e da minha vovó Elisa. Não a conheci, mas todos dizem que era uma pessoa que sabia receber muito bem . Todos que a visitavam falavam de como eram gostoso a estadia na Fazenda Cachoeira.Tinha de tudo, boa comida, boa diversão e bom papo.
E a Elisa minha irmã é a pessoa mais calma que conheço e mais risonha. Seu sorriso e sua alegria encantam a todos que com ela convivem. Eu a amo de montão.
E a Elisa minha amiga do Japão, já sei que é uma mistura da minha irmã e de minha vovó. E assim que eu a sinto, dentro do meu coração.
Mas a regra é a seguinte: Passar adiante a ideia de Palavras sinceras me interessam.
Muito difícil, mas não impossivel. Eu não sei mentir, todos que trabalharam comigo sabem disto. Eu contava tudo o que acontecia na sala de aula e fora dela. Sem mentiras.
Mas está cada dia dificil de dizer a verdade. O medo e o receio nesta vida de inverdades.
Mas quero falar da alegria de saber que com toda sinceridade, estou por aqui, curtindo as pessoas reais, as que comigo vivem e as pessoas que as vezes penso que são irreais, mas que me dão a maior força para continuar a brincar .
Não são como idolos que não deixam mensagens alegres e de confiança. São pessoas brasileiras ou não que nos ajudam com suas histórias a manter a vida saudavel.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Postagem coletiva sugerido pelo blog da vovó

Selinho da amiga Almira

quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Gincana amparense

terça-feira, 15 de setembro de 2009
Futebol

Desde o tempo de estudante papai gostava de futebol. Ele jogava por distração, sempre.
Em Minas Gerais era atleticano e somos todos os filhos e netos atleticanos como ele. No Rio de Janeiro papai era Flamengo. Hoje Marilia que mora no Rio é Fluminense.
Quero contar também que papai incentivou meus irmãos Renato e Homero neste esporte. Eles jogaram muito tempo no Apolo em Varginha. Aliás o período todo que estudaram no Colégio Marista.
E o Homero incentivou seu filho Raphael a jogar. Fui uma vez com eles, mas minha irmã Andrea que morava aqui foi inumeras vezes , em jogos nos arredores de Belo Horizonte.
Hoje já adulto precisou de tratamento cirurgico por causa do futebol, que participa desde pequenino.
É um esporte que passou de geração em geração. Os filhos de Renato, não apreciam, preferem basquete , mas torcem pelo atletico apaixonadamente como o vovô Afranio.
Domingo mesmo foram os três para assistir ao jogo do Atletico. E voltaram alegres e felizes!
E por muitos anos este campo era a unica distração da população amparense.Hoje a cidade promove intercambio entre outros municipios para que os jovens saiam das dogras e retornem para o esporte.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Por que você criou seu blog?
E sua pergunta é: POR QUE VOCE CRIOU SEU BLOG?
Não fui eu que criei. Quem teve a idéia e me sugeriu. Foi minha irmã Andrea. Eu tinha acabado de aposentar. Estava morando com mamãe e Andrea em Belo Horizonte. E como minhas irmãs gemeas tinham blogs ficava acompanhando com comentários. E desta maneira veio a sugestão?
Por que não fazer um para você? Andrea elaborou e me ajudou a escrever o nome .
Assim, depois de tudo pronto, comecei a escrever sobre as cidades por onde passei, as escolas que lecionei, as fotos que me emocionam e sobre meus familiares.
Conto que são rascunhos porque um dia quero junto com mamãe fazer um livro sobre nossa familia.
Sempre incentivei meus alunos a escrever e fizemos muitas vezes correspondências com pessoas de outras cidades. E isto enriquecia a vidinha simples de uma população rural.
Nos Natais enviava inumeros cartões para meus amigos e parentes. De cinquenta agradeciam dez.
Hoje minha maior parte do dia é ver as maravilhas que diversas pessoas escrevem. E assim, vou tentando ter um milhão de amigos como Roberto Carlos.
Todos, sem exceção, já quero bem. As vezes penso que estão substituindo os meus amigos que diariamente via em minha cidade, no interior de Minas.
O telefone é caro e passo a maior parte do tempo por aqui do que lá. Não os perdi de vista, mas aprendi a AMAR estas pessoas que não sei se um dia vou ver de verdade.
Ás vezes penso que estou dentro de histórias de literatura que tanto gosto de ler, outras vezes que estou sofrendo por causa de doenças dos filhos, ou outra situação que me emociona.
Eu adoro o meu blog. Mas amo conviver com a distancia e o perto tão proximas de mim. Penso que escrever e comentar me alegra tanto quanto viajar e rever meus tios, primos e amigas que estão pertinho de mim.
Eu não sei criar . Tudo que escrevo é de verdade e sobre pessoas que conheço. Por isso escrever para mim é um hábito antigo. Minhas primeiras professoras nos incentivava a elaborar redações, que muitas vezes eram sobre o cotidiano.
Espero ficar muito tempo por aqui, sem prejudicar a convivencia com mamae e Andrea.
Parabenizo a todos que como eu gostam de ver a BLOGAGEM COLETIVA de Sandra.
Que esta comemoração se estenda anualmente.!
Parabens!
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Brincadeiras de criança
Nós sempre divertimos ao ar livre.
Raphael e Lucas adoravam ir ao parque. Já levamos em todos os parques de Belo Horizonte: Mangabeiras, no parque municipal e nos shoppings.
Divertimos tanto quanto eles.

Era pura diversão e encantamento.

Raphael nunca estava sozinho. Em seus brinquedos e passeios tinha o primo Miguel e o amiguinho Chiquinho como ajudantes ao brincar de skaite.


Ler é o melhor passatempo que existe. Ainda mais para conhecer o Padre Zezinho que estava autografando seus Cds e livros de literatura enfanto juvenil em Varginha.

E dançar quadrilha! Esta é uma das melhores festas que existe! Desde pequenas as gemeas já sabiam escolher os seus pares.

Quem não quer participar da melhor festa popular da região ? Raphael nunca perdeu a cavalgada em Santo Antônio do Amparo. Êta empolgação.!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Um conto verdadeiro

Minha bisavó e madrinha de crisma: vovó Zezé ficou viuva aos 33 anos com sete filhos. E soube cuidar e fazer deles e delas tios avós maravilhosos. A minha vovó Zica foi uma delas.
A da direita tia Dodor , sua irmã. Temos pelas suas netas um carinho muito grande. São como se fossem primas bem próximas.
A amiga :Tia Silveria , hoje temos sua tataraneta em nossa familia. Florença é casada com meu primo Henrique.
Dona Maria do Carmo é mãe de uma colega de escola da mamãe, Zélia. Seu pai tinha uma vendinha na estação ferroviaria e era neste lugar que vovó Zica fazia algumas compras.
Deixei tia Dedeca por último, porque a conheci. Era solteirona. E tinha uma casa cheia de plantas, frutas e pássaros.
Tem uma história engraçada. Como gostava de arrumar, ela mesma suas atividades diarias., estava pregando um quadro na parede quando tocaram a campainha. Era um menino que sempre pedia comida. Quando a viu saiu correndo. E ela sem entender. Olhando para sua mão começou a rir porque estava com um revolver velho que usava como martelo.
Então é que ela riu mesmo!
Existiram outras histórias, que se perderam no caminho de nossas vidas.
Quiz escrevê-las para ficar guardadas.Mesmo não tendo destino, procurei coloca-las . Talvez alguém interesse em lê-las.
E todas existiram a mais de 50 anos.
Assinar Postagens [Atom]