segunda-feira, 3 de maio de 2010

 

Você gosta de Fado?


Eu só me recordo do Fado que era cantado na novela ANTÔNIO MARIA onde o ator Sergio Cardoso era o principal e Aracy Balanian a atriz que fazia par com ele.Ele até morreu logo depois fazendo uma novela. E a fadista era Amália Rodrigues. Depois disto nunca mais interessei por Fado.
Olha a letra da musica Nem as paredes confesso.

Não queiras gostar de mim
Sem que eu te peça
Nem me dês nada que ao fim
Eu não mereça
Vê se me deitas depois
Culpas no rosto
Isto é sincero
Por que não quero dar-te um desgosto

De quem eu gosto
Nem às paredes confesso
E até aposto
Que não gosto de ninguém
Podes sorrir, podes mentir, podes chorar também
De quem eu gosto
Nem às paredes confesso

Quem sabe se te esqueci
Ou se te quero
Quem sabe até se é por ti
Por quem eu espero
Se gosto ou não afinal
Isso é comigo

Lembra quem foi Sergio Cardoso?

Em 1949 fundou sua própria companhia teatral, o Teatro dos Doze em sociedade com a atriz Nydia Lícia com que foi casado por muitos anos e teve uma filha, Silvia.
Na TV Tupi, Sérgio Cardoso fez várias telenovelas de sucesso: O Sorriso de Helena ; O Cara Suja; O Preço de uma Vida; O Anjo e o Vagabundo; Somos Todos Irmãos e Antônio Maria. Essa última, escrita por Geraldo Vietri, que fez ao lado de Aracy Balabanian, foi seu maior sucesso na TV. Em 1968, realizou O Santo Mestiço, novela sobre a vida de São Mantinho de Porres.
Em 1969 ele foi para a TV Globo, onde fez: A Cabana do Pai Tomás; Pigmaleão 70; A Próxima Atração e O Primeiro Amor. Foi este seu último trabalho e o ator faleceu vitimado por um ataque cataléptico, que deixa o corpo da pessoa portadora como se a mesma estivesse morta. Ele teve que ser substituído por Leonardo Villar, um de seus melhores amigos, já que a telenovela ainda tinha vários capítulos para serem gravados e ele fazia o principal papel.
Mais de vinte mil pessoas acompanharam o enterro do ator em São Paulo. Onde ele formou sua Companhia de Teatro, no bairro da Bela Vista, hoje existe o Teatro Sérgio Cardoso.
Após sua morte houve rumores que o ator havia sido enterrado vivo, fato que é verídico, mas foi negado posteriormente por parentes e amigos. Quando desenterrado, estaria virado de bruços com o rosto desfigurado. Desconfia-se que se estrangulou ao saber que ainda vivia. A sua roupa encontrava-se rasgada após apenas uma semana de enterro, alguns cabelos tinham sido arrancados e sua face estava boquiaberta de pânico. Só que isso foi posteriormente desmentido

Trágico, não? Daria até motivo de se fazer uma novela sobre este fato.

Será que Geraldo Vietri o autor da novela Antônio Maria era português?
Eu não perdia nenhum capitulo. E fiquei fã de Amalia Rodrigues.
Como tudo passa, esta fase passou e nunca mais escutei Fado.
Agora a vontade surgiu , assim... de repente.

Será que existe alguma jovem que goste de Fado?
Acho que não!

Comentários:
Que história hein? Amo fados e na voz de Amália Rodrigues vira um encanto, linda essa música mas, não sabia a letra toda.
Gosto mto de fado embora seja normal já que não sou jovem, rsrsrs.
Ótima semana pra vcs.
Bjs
 
Querida, tudo bem?
Obrigada pelo o carinho no blog.
Eu gosto muito de fado, já não sou mais jovem mas gostava quando era jovem. É claro que os jovens são mais voltado para a música que está acontecendo no momento. Acredito que deva existir sempre um ou outro que gosta desta música que toca tão profundo.
Estou com novidade no meu ouro blog.
Tenha uma semana iluminada!!!

Beijos

Lucimar
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Querida Mônica: ora pois, há jovens que gostam imenso de fado: esta que vos fala é uma delas! Risos! Sotaque português fajuto de lado, essa carioca é apaixonada por fado. Existe uma versão moderna, tratando dos mesmos temas (mar, saudade, etc) mas com um jeito mais contemporâneo. Se quiser, ouça a lindíssima Mafalda Arnauld - diversão na certa! Um abraço lusitano, Deia
 
Oi, Mônica...
Não é por eu ser nova não, mas sou uma desligada mesmo. Sei que Fado, além da tradução sorte, destino, é um tipo de música portuguesa, melódica e triste, mas nunca ouvi nenhuma ou nunca prestei muita atençaõ. De música, qualquer que seja, não entendo muito, apesar de adorar ouvir.

Beijos,
Talita.
 
MOniquinha,
Conheço Sergio Cardoso e tenho saudades dele. Quando criança vi as novelas Antonio Maria, Pigmaleão 70. Lembro que em Cabana do Pai Tomás, pintavam a cara dele de preto e a roupa dele parecia pijama. Acho que as novelas eram em preto e branco, confere? Faz parte das minhas memórias de infância. Bela reportagem, me fez voltar ao passado.
 
Gosto muito de fado e canto muito bem esse estilo de música.
Aprendi a gostar de fado com meu pai.
Bjs querida.
 
Moniquinha, obrigadíssima pela visita ao blog, mas, você visitou o blog da minha filha de 9 anos, que está seguindo os passos da mamãe! Ficarei muito feliz se você quiser visitar o meu blog (coisa mais de gente grande, como minha filha diz): rumoaescrita.blogspot.com. Um beijo, minha querida!!! Deia
 
Que história linda Monica. Minha avó portuguesa era fã da Amalia Rodrigues e a letra desta canção é bélissima.
Obrigada pela visita (ando em falta com meus leitores por pura falta de tempo).
bj e linda semana
 
Amiga, desculpa eu quis dizer o meu outro blog.
É que estou com uma nova proposta no outro blog.
Vá até lá, estou esperando seu depoimento.
Beijos.

Um ótimo dia pra vc.

Lucimar
 
Ops!!!
Fiz o comentário no texto abaixo.
Mas tudo bem, depois você lê.
Parabéns pelo selinho você merece muito mais!
Desculpa, me atrapalhei toda...rsrsrs!
 
Oi Monia, antes de mais obg pelo comentario e participaçao com sua frase no meu cantinho. Gostei mto, parabens.
Eu sou brasileria e vivo em Portugal, e qto ao fado ouvi-lo ao vivo é emocionante, eu sempre choro mto.
Dos atuais cantores adoro:
Mariza
Carlos do Carmo

Um beijinho e td de bom p/ ti.
 
Na verdade nunca fui de ouvir musica portuguesa, mas o ritmo eu acho bonito, é tocante, faz agente chorar.
Agora sobre a vida Sérgio Cardoso, realmente merecia um filme. Muito trágico e triste neh, nossa dá até um certo aperto no coração só de imaginar essa cena angustiante.



P.S: Se a consultora de moda que vc falou me visse, tenho certeza que ela me daria muitas broncas...rs


bjokas
 
QUERO AQUI DEIXAR O MEU CARINHO E AGRADECER PELA SUA VISITA. AMIGOS MORAM NO CORAÇÃO.
SEI QUE ANDO AUSENTE. MAS É UM FUNÇÃO DO MEU TRABALHO. NÃO ESTÁ FÁCIL. PROCURO RESPONDER PELO BLOG. MAS HOJE VIM DEIXAR O MEU CARINHO E DIZER QUE SUA PRESNÇA É MUITO IMPORTANTE. JUNTO CONTRIBUINDO, REALIZAMOS E TROCAMOS EXPERIÊNCIAS. MUITO OBRIGADA PELO SEU CARINHO. ASSIM QUE PUDER EU VOLTAREI. MEUS BLOGS AGRADECEM A SUA VISITA. AMIGOS SÃO CONQUISTAS..SÃO PERFUMEM QUE SE EXALAM NO AR E QUE SÃO LEVADOS PELO VENTO AOS MAIS BELOS JARDIM VIRTUAL..
CARINHOSAMENTE,
SANDRA
 
Uma pena que da novela Antônio Maria não sobrou quase nada gravado. Apenas algumas cenas (na época era costume apagar as fitas depois de exibi-las, pq era muito caro). Deve ter sido uma novela muito bonita. Pigmalião 70, A Cabana do Pai Tomás e as outras novelas queimaram no incêndio da globo em 1976. Por isso até hoje tem tão poucas cenas do grande Sérgio Cardoso atuando.

Vc assistiu "Meu Rico Português" na tupi? Era quase a mesma história de Antônio Maria, com o mesmo autor.

Não tem mais atores que nem o Sérgio Cardoso. E cantoras como Amália Rodrigues vão demorar a aparecer de novo né... gosto muito dela.

bjos Moniquinha
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]