quinta-feira, 1 de julho de 2010

 

Papai e o Pai Nosso


Papai gostava muito da oração do Pai Nosso. Certa vez explicou para os jovens da comunidade do Fagundes em Santo Antônio do Amparo , o valor desta oração.
Coloquei toda palestra inclusive seu ponto de vista. Foi realizada em 1990. Os jovens eram outros,e não esqueçam: Papai estava falando para jovens agricultores.
Hoje meu pai Afrânio não está entre nós. Já está no CÈU. Ajudando a Jesus a nos abençoar.
Vejam a maravilha de suas palavras!
Precisamos e devemos refletir no conteúdo e no significado da oração que estamos fazendo para estarmos unidos, atentos ao que estamos ouvindo e podermos vivê-la.
O Pai Nosso é a oração mais bela que existe e foi o próprio Cristo quem nos ensinou.
Os seus discípulos depois de verem Jesus fazer muitos milagres e o verem se afastar para rezar pediram lhe: Mestre ensina nos a rezar Ele disse: Quando forem rezar digam:

PAI NOSSO QUE ESTAS NO CÉU e rezou o Pai Nosso todo ensinando a seus discípulos Vamos refletir, vamos pensar Palavra por palavra, frase por frase o que ele poderia dizer com aquelas palavras. A primeira palavra é riquíssima de ensinamento
A palavra Pai é uma definição de Deus.
Para nós é uma definição imperfeita porque somos pais imperfeitos.Para alguns filhos quando se fala do Pai ele lembra da figura de homem bêbado, ladrão que traia a mulher.
Por isso Jesus tinha que dizer que está no céus. Céu para nós significa perfeição.Quando pensamos no termo Pai pensamos também em autoridade Para reconhecermos que Deus é Pai nos colocamos na posição de Filho Nossos atos são controlados pela nossa vontade mas pelo de Deus Pai. O homem não cria leis,ele apenas descobre as leis de Deus nos seus mandamentos. Quando obedecemos os seus mandamentos vemos que a sua vontade é nossa paz. Vocês já pensaram se nós todos obedecêssemos as lei de Deus Pai? Nós todos viveríamos dando demonstração de amor ao nosso Pai do céu, não haveria roubo. Ninguém mataria ninguém. Os filhos respeitariam os pais. Todas as mulheres seriam respeitadas. Ninguém falaria de ninguém. Somente existiria o bem. Todos viveriam para ver o outro feliz. Que beleza seria o mundo que viveríamos.
O maior legislador do mundo é Deus Pai. A palavra Pai significa mais que legislador ou juiz: significa uma autoridade exercida com amor e coloca a misericórdia no centro do amor. Quem exerce a autoridade com amor é pai , por isso somos filhos de Deus Pai.
Quando dizemos Pai estamos reconhecendo nossa filiação a Deus Pai, mas também nossa ligação com os irmãos. Dizer Pai Nosso significa romper todas as barreiras entre nós, colocando cada uma de nós como filho de Deus A palavra Pai expressa nossa Fé nossa adesão a Deus Pai. A palavra NOSSO implica num amor que abrange a todas as pessoas Todos nós somos irmãos. Sem esta idéia a oração é vazia.

SANTIFICADO SEJA O TEU NOME
Quando estivermos rezando o Pai Nosso dizemos Santificado Seja o Teu Nome então precisamos saber quem está nos ouvindo é Deus. Deus da criação Deus que criou todas as coisas boas do mundo. Deus cheio de amor a seus filhos .Deus Pai que criou tudo para beneficiar os homens seus filhos Alem de criar tudo para nosso beneficio amando nos entregou tudo para sermos o rei da criação e nos deu inteligência para transformar as coisas. Nós precisamos dar Graças a Deus a todo momento, a toda hora, todo dia pelos benefícios recebidos de Deus Pai. A vida que temos, a água que bebemos o ar que respiramos, o ajuste, a força do trabalho que temos, a nossa inteligência. Tudo é fruto da bondade de Deus..

VENHA A NÓS O VOSSO REINO
Tudo nos lembra que o Reino de Deus já veio . O mundo é o reino de Deus e se acha sob seu domínio soberano e sob seu poder , sendo totalmente controlado por leis divinas. Se nós obedecêssemos às leis de Deus nós viveríamos realmente como irmãos em santa paz. Todos nós amamos a Deus realmente quando dedicamos nosso trabalho e nossas alegrias para um mundo melhor. Com nenhuma palavra de indignação. Os homens e as mulheres se respeitando. Será um mundo de um reino de paz de amizade e harmonia.

SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRRA COMO NO CEU.
Se estamos aprendendo que Deus é Pai, soberanos . Nós filhos devemos dizer:

SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA
Podemos dizer Seja Feita a Vossa Vontade com toda a confiança, porque Deus o pai amoroso conhece os seus filhos melhor que eles próprios.. Ele sabe do que precisamos. Deus sempre quer o nosso bem, o melhor para nós. COMO NO CÉU o que precisamos dizemos a palavra céu Paz , perfeição, alegria, ausência de sofrimento, estar com Deus.. Esta frase deve ser fruto de resignação á Deus sem pensarmos unicamente nas nossas necessidades e nos nossos problemas aqui NA TERRA

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE
A 1ª coisa que Cristo diz foi para pedirmos para nós mesmos o alimento. O que é necessário para nossa sobrevivência.O pão nosso representa todas as nossas necessidades materiais. O ar e a água Deus nos dá de graça, mas o alimento Deus precisa de nossa ajuda, da ajuda do homem, o rei da sua criação, . Nós homens do campo, homens da agricultura, temos o dever para com Deus de plantar, semear, capinar, adubar, fazer com que nossas roças produzam frutos para que Deus possa atender este pedido. O pão nosso de cada dia nos daí hoje é para ser obedecido. A chuva, o calor para desenvolver o alimento e ,doar para alguém . Procurar cooperar com Deus fazendo sempre nossas roças produzirem muito. O homem da terra tem o dever de produzir ,plantar o que pudermos, para as pessoas que moram na cidade . Trabalhar com a família multiplicando e fornecendo novos produtos. Não podemos perder o Deus Pai, o pão nosso de cada dia e ficarmos de braços cruzados. Temos que trabalhar . Temos que fazer a terra produzir mais para o sustento de todos. Deus nos atende mas pede a nossa colaboração para que haja alimento em abundância.

PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS OFENDEU
E o único pedido que ele nos impõe em condição é esta.Ele dá um destaque a este pedido. Este é o mais difícil de se fazer, mas é indispensável para recebermos o perdão de Deus..Quem não perdoa irmão !A coisa mais triste para mim é ver um irmão falar do outro, ter raiva do irmão. As vezes fala do irmão com desejo de vingança, sede de vingança. Que tristeza que eu sinto.!
Quando Jesus perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a todos que nos tem ofendido, Ele estava se referindo a todas as pessoas que nos ofenderam.
Não podemos guardar mágoa de ninguém e precisamos demonstrar que perdoamos todas as nossas ofensas recebidas, seja de quem for. E nossos irmãos carnais então são filhos da mesma mãe, . Eu não posso compreender irmãos inimigos, sinceramente.

E NÃO DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO MAS NOS LIVRAI NOS DO MAL
AMÉM!
Para os amigos de Deus a pior coisa é o pecado. As tentações nos apresenta a todo momento. O importante é que a gente evite as provocações, fuja das tentações Não devemos ser auto confiante. Pois nossas fraquezas podem nos levar a ao pecado daquilo que achamos que não caímos em pecado. Como não temos vontade de pecar, todos estamos correndo o perigo de cair porque Deus nos dá liberdade de escolha. Onde houver perigo de tentação não devemos ir, precisamos procurar estar em outros lugares onde sabemos que não exista perigo. Mas se formos em lugares que são tentações Deus nos dará força e nos ajudará em não cair em tentações. . Se formos fracos e cairmos em pecado Deus é Pai e como Pai perdoa todo aquele que se arrepende se fizer confissão.



Comentários:
Monica ,dorei o seu post ,que fofo o papai abraçado comigo numdois lugares que ele mais gostava ..na fazenda olhando o cafezal ..me deu um saudade ...

e que sábias palavras ..
 
Muito lindo o post Monica
Mil bjs
 
Moniquinha,
Que maravilha sua catequese, sua evangelização, parabéns!
O Pai Nosso é realmente a mais bela oração e socorrista pois, na hora da tristeza, desespero, aflição e angustia é só recitar ele e tudo se acalma.
Bjs
 
Que coisa linda, Mônica. Tem um sacerdote chamado Jean-Yves Leloup, ele também comenta cada frase dessa oração. Uma amiga fez um workshop com ele em Angra dos Reis e ficou encantada. Ele tem muitos livros.

Que bom saber que teve todos os brinquedos que quis, Mônica. Que bom que teve uma infância feliz.

Muitos beijos
 
Oi amada,
que coisa linda este texto. adorei as explicações; como está sua mãezinha?
beijinhos e bom fim de semana
 
Estoy segura que el Cristo del Corcovado, sonreirá desde las alturas...

Te dejo un bello Tulipán, estoy contigo y con Brasil!

Ahora van en empate...

Besos a todos en la familia!
 
Mônica, obrigado pela visita e adorei vir e conhecer teu blog.
Um beijo, e um abraço afetuoso.
 
...no se pudo, creo faltó Fe.

No importa, el título de pentacampeones, lo mantienen.

Más besos!
 
Amiga, linda postagem... obrigada pelo carinho e pelas visitinhas... o jogo do Brasil foi lindo no primeiro tempo... e só. Mas eu acho um absurdo o país parar para ver o jogo, acredita que aqui em Macaé o shopping fechou! kkk Um beijão e fiquem com Deus, Keli.
 
Deixei no email , acho que é a Georgia do Saia Justa,não é? Já fiquei aqui no teu blog...BEIJOS,CHICA
 
Mônica, parabéns pelo post! O pai nosso é a nossa oração de cada dia. Vale a pena refletir sobre o siginificado de cada compromisso assumido enquanto o rezamos.
Bjs
 
Mônicamiga

Aqui estou a retribuir a tua visita - que muito agradeço.E já me inscrevi como teu seguidor. Espero que me faças o mesmo.

Texto muito bonito, este. Costumo dizer - sou um herege... - que fui católico, mas... curei-me. O que não quer dizer que não goste de artigos bem escritos como é este teu.

Espero-te de volta lá na Minha Travessa.

Qjs = queijinhos = beijinhos
 
muito belo texto!obrigada pela visita monica volte sempre!bjs!
 
Nunca tinha visto explicação de cada frase do Pai Nosso. Podemos refletir muito. Obrigada por esse texto.
Fiquei muito contente com o seu telefonema. Obrigada mesmo.
beijos,
Elisa
 
Monica, muito bem lembrado, a oraçao do Pai Nosso é de um poder incontestavel.
bj
 
Mônica, também me ensinaram a rezar o Pai Nosso, refletindo, palavra por palavra, frase por frase e por isso, dependendo de quem puxa o Terço, não gosto de rezá-lo. Prefiro sozinha, pensando no que estou rezando, tanto Pai Nosso como qualquer oração.
Bom fim de semana! Beijus,
 
Oi, Amada!!!
Que bom que vc gostou da guirlanda!!
Encomende uma prá vc sim! Dá o maior charme na casa!!
E já aproveitando: tem post novo no blog!!
Confere lá!
Beijinhos :)
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]