terça-feira, 14 de setembro de 2010

 

Lendo e revivendo momentos

Meu pai me educou para descobrir as surpresas mais simples do cotidiano. Minha mãe me ensinou a reparar em cenas bonitas que ninguém vê. E meu filho me lembra de tudo que meus pais me ensinaram com gestos e frases que amansam o coração. E dão leveza ao meu dia. Habito saudável fazer uma coisa de cada vez. Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, até quando o corpo pede um pouco mais de alma a vida não pára canta Lenine O Rio me viu nascer, Outro Preto me fez crescer e os dois lugares me alimentam, me dão os nutrientes de que preciso em composições diferentes. Filtrar a avalanche de ruídos que o mundo produz e criar intervalos de silencio talvez seja um dos exercícios indispensáveis para quem busca viver com leveza. Trecho do livro A arte de ser leve de Leila Ferreira ano de 2002
Esta foto é da minha única sobrinha Thaís.
Não é a foto mais linda e de maior leveza que voces já viram? tem alguma palavra para expresá-la? Só a palavra AMOR.



Este ano fizemos uma reforma lá em casa em Santo Antônio do Amparo. Encontramos todos os nossos livros de literatura da época de vestibular e do Colégio. A maioria mofados porque estavam nos enormes ármarios de uma casa que tem mais de 100 anos. Trouxe alguns, depois vou trazendo os restantes. E estou relendo.


Esse mesmo som eu ouvia a vida inteira, nos dias alegres e nos dias de sofrimento, em todas as ocasiões principais de nossa vida, esse badalar tocou meu coração, não sei porque eu só reparava nele quando estava emocionada. E ele batia sempre com tanta indiferença pelo que se passava em nossa casa ,queria também que ele vibrasse conosco. Texto retirado do livro Éramos seis de Maria José Dupré.

Este livro eu li em 1976, no segundo ano de magistério.

A foto é do sino da Fazenda Cachoeira. Ele tocou em todas as refeições que papai fez nesta casa enquanto morou lá, porque era a fazenda de meus avós, que eu não conheci, nem mamãe conheceu os sogros.






Nossa vida simples, era rica, alegre e sadia. A imaginação voando solta, transformando tudo em festa, nenhuma barreira de impedir meus sonhos, o riso aberto e franco. Os divertimentos eram poucos, porém suficientes para encher o nosso mundo. Texto de Anarquistas Graças a Deus Zélia Gatai.

Este livro eu li em 1985. Estava fazendo Faculdade em Belo Horizonte.

E esta foto é do meu sobrinho e afilhado Afranio na fazenda que Elisa herdou de papai-Mundo Novo e vendeu. Com quatro anos de idade já andava á cavalo, do mesmo jeito que meu pai Afranio. Herdou um monte de qualidades^dos avós de ambos os lados, inclusive o nome do papai..




Comentários:
Você é uma uma pessoa feliz, e a sua escrita reflecte muito bem isso.

Beijo :)
 
Linda postagem Mônica!
Bjs.
 
Saio leve desse teu cantinho.Que coisa boa!Linda Thais, lindo Afranio, osino que euadoooooooooro.Tudo de bom por aqui,aliado ao fato de me sentir em casa,como na casa de uma irmã por aqui!beijos,tuuuuuudo de bom,chica
 
Gostei muito das fotos, mas gostei tb dos trechos de livro que vc colocou. No começo achei que eram textos seus, tem muita coisa que tem a ver com vc e a vida com a sua família. Coisas que vc nos conta.
vc tem o dom de encontrar belas passagens de livros. Apresente mais se quiser. Vou agradecer.

Na verdade, quando vc perguntou fiquei sem jeito de responder o que é tintin em japonês. Mas não se preocupe, não fiquei chateada não. Foi bom porque o Alexandre respondeu no último post dele. Agora vc já sabe o que é tintin.
beijos,
Elisa
 
Mensagem de Boa Noite

Uma Boa Noite repleta de Carinho..
Uma Boa Noite recheada com muita Fé...
Uma Boa Noite imensa com Afeto...
Uma Boa Noite esplendorosa de Luz...
Uma Boa Noite forte com Energia...
Uma Boa Noite encharcada de Coragem...
Uma Boa Noite embrulhada de Esperança...
E uma Boa Noite cheia de Alegria

beijooo.
 
Bons e belos momentos amiga.
Deixei um carinho bem especial para vc neste cantinho..
http://sandraandrade7.blogspot.com/
Espero que goste. Carinhosamente Agradeço a sua visita na Curiosa e também na Interação de Amigos.
Um forte abraço,
Sandra
 
Moniquinha querida..
Felizmente estou-me recuperando bem. Ainda nao volei a totalidade de minhas atividades, mas pouco a pouco ai' vamos... :o)
Obrigada pelas visitas e pelo carinho.
Beijos, flores e muitos sorrisos!
 
Monica
Minha doce amiga como me faz sentir bem ler e conhecer uma história de vida tão linda e com tanto amor.

É preciso guardar em nossas memórias para sempre e passar para as novas gerações.

Amei o sino e imagino como não deve trazer tantas recordações.

Obrigado pelo carinho.

Beijos e um bom dia
 
Moniquinha
Que belas imagens trazes consigo,
sáo lindas as tuas recordaçoes,
e as fotos traduzem isso!
Voce é uma pessoa muito felizzzz
Um abraço maiúsculo
 
Moniqinha "minha coisa mais fofa" !!

Enquanto vc lia o livro eu estava nascendooooo em 76 !

A minha morreu eu era muito novinha..mas a vida...os altos e baixos...me ensinaram a enxergar esses pequenos gestos e detalhes que muitoa não valorizam ...eu sou a mais boba pra essas cosinhas rs !! Eu sou agitada, mas nesse ponto minha vida corre em camera lenta, pq eu deixo escapara nada !!!!!!!!!
Beijocaaaa
E beijo pra Thaiiiis nessa fotinho tão pura !!!!
 
Que delicia de post, Monica...
Fez lembrar de tanta coisa gostosa ....
 
Moniquinha, mas você está se saindo uma artista de primeira grandeza, hein? Que costura delicada (patchwork, lembra desse texto que escrevi e você gostou?) você nos proporcionou aqui! Letras, pensamentos e imagens, num lindo e colorido patchwork... Beijos, minha querida, com muito carinho, Deia
 
Ah! Tem selo para você lá no blog. Esse é bom porque você não precisa dizer nada, é só postá-lo - viu como presto atenção em você? rsrs Beijos! Deia
 
Mônica, nós lemos muito né. Ainda bem!!! Eu queria ler o livro da Leila. Qdo a Bebel for ai manda para mim. Tentei comprar por aqui mas nao consegui. Em me lembro tanto do dia que tiramos essa foto da Thais, lá no Mundo Novo. Ela tão pequena e fofa e hoje uma moça! O tempo passa.
O sino da cachoeira( que está de cabeça para baixo) não me traz recordações triste. A gente tocava nos almoços e para brincar, qdo ficávamos lá nas férias. O Afrânio sempre com a carinha boa. Olha ele andando a cavalo que delícia.!!
 
Monica, que texto lindo, e o melhor de tudo è que é real,mas daria um lindo livro, alias seu blog è um lindo livro,repleto de fatos e lembranças que relendo, de uma certa forma nos enche de esperança.
bj
 
Amore
Passando para te lembrar que nossa blogagem coletiva é amanhã, te espero!!!

beijos
 
Moniquinhaaaaaaaaaaa
Quero repetiiiiiiiiiiiiiiiirrrrrrrrrrr
"COISA MAIS FOFAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA"
Já li tudo e já respondi tudooooo !!!!!!!!!!!
Beijooooooooos!!!!!!!!!!!!!
 
Olá Mônica, só passeando,né!Um dia quando me aposentar quero fazer igualzinho a você! Olha meu pc estragou, mandei formatar, enfim, fiquei sem seu email!!! Manda pra mim!o meu endereço de email vc tem , escreve pra mim, olha os meus alunos ditaram uma cartinha pra vc, vc vai se emocionar...mas preciso enviar no email. Eu neste dias na escola, estávamos fazendo prova, fiquei sem poder te escrever! Um abraço! Analisa
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]