domingo, 27 de fevereiro de 2011

 

Carta de 1935 contando um pouco de História

Personagens: tia Elza, tia de minha mãe Maria Alice. Viveu 101 anos e guardou estas cartas.
Tio Lauro era tio da tia Elza
Ele era médico, irmão de: vovó Alice e da tia Yaya.
Yaya era irmã de vovó Alice e do tio lauro
Mário era irmão da vovó Alice e do tio lauro
Alice e Emidio eram os avós de mamãe e pais de tia Elza
Ciro, Moacir, Polibio, Dalmo, Geraldo e Everardo eram irmãos do vovô Tonico
Não enviou abraço pro vovô  Tonico porque ele já tinha saído de casa pra estudar .


Tio Lauro participou da revolução Paulista. Ele cita a data de 9 de julho de 1935.


 Um pouco de informação: A revolta comunista de 1935

Em março de 1935 foi criada no Brasil a Aliança Nacional Libertadora (ANL), organização política cujo presidente de honra era o líder comunista Luís Carlos Prestes. Inspirada no modelo das frentes populares que surgiram na Europa para impedir o avanço do nazi-fascismo, a ANL defendia propostas nacionalistas e tinha como uma de suas bandeiras a luta pela reforma agrária. Embora liderada pelos comunistas, conseguiu congregar os mais diversos setores da sociedade e rapidamente tornou-se um movimento de massas. Muitos militares, católicos, socialistas e liberais, desiludidos com o rumo do processo político iniciado em 1930, quando Getúlio Vargas, pela força das armas, assumiu a presidência da República, aderiram ao movimento

Vamos aprender mais  um pouquinho!

Com sedes espalhadas em diversas cidades do país e contando com a adesão de milhares de simpatizantes, em julho de 1935, apenas alguns meses após sua criação, a ANL foi posta na ilegalidade. Ainda que a dificuldade para mobilizar adeptos tenha aumentado, mesmo na ilegalidade a ANL continuou realizando comícios e divulgando boletins contra o governo. Em agosto, a organização intensificou os preparativos para um movimento armado com o objetivo de derrubar Vargas do poder e instalar um governo popular chefiado por Luís Carlos Prestes. Iniciado com levantes militares em várias regiões, o movimento deveria contar com o apoio do operariado, que desencadearia greves em todo o território nacional

 E  para finalizar:
Destarte, verifica-se que a influência da IC no levantamento realizou-se estritamente dentro dos termos das tendências políticas autoritárias e burocratizantes do stalinismo, o que determinou que o movimento tivesse as características de uma conspiração militar típica, com pouca ou nenhuma articulação de base com as massas populares: daí os trotskistas brasileiros denominarem o movimento de putsch (golpe militar) de 1935.

Eis a tradução da carta:
Elza
Os acontecimentos de São Paulo impeliram me de responder há mais tempo a sua estimadíssima cartinha .
Tanto ela me agradou que fico na expectativa de não ser a ultima.
Elza, há ocasiões em que as preocupações apesar de não vos tomar materialmente todo o tempo, determinaram um estado particular de aborrecimentos que é contagioso, mesmo por carta. É o meu caso.
Agora há ainda a vantagem de algumas novidades sobre o movimento revolucionário constitucionalista de São Paulo. Já se notava antes de 9 de julho, certa agitação, inquieta, apelos de mineiros aqui residentes a mineiros ,de baianos a baianos.
Chegada sensacional a João Neves de Fontoura adesão de outros vultos políticos. Etc. A P R A X tornou se sinônimo de mentira e ninguém mais a ouvia por proibição policial . Em todos os municípios paulistas se construíram campos de aviação , o voluntariado era uma onda irresistível.

2 alguma coisa de novo no ar. São estes os sinais que no interior despertava a atenção mesmo dos preocupados . Entretanto a guerra foi uma verdadeira bomba . Aqui passou logo depois um emissário de São Paulo para conversar com o KLINGES por um avião militar, em Mato Grosso.
São Paulo ofereceu um aspecto interessante : todos se manifestaram passivos de uma grande exaltação patriótica . O M M D C tornou se uma potencia auxiliado e amparado por todos os municípios , os batalhões voluntários de Piratininga .
E 9 de julho se formaram da elite paulistana , as empresas e rádios transmitiam a todas os pontos diversos patrióticos em todos de estilos.

3-Apelos de mineiros aqui residentes, a mineiros, de baianos a baianos. Chegada sensacional de João Neves da Fontoura. Adesão de outros vultos políticos, etc. A. R. A. X. tornou se sinônimo de mentira e ninguém mais a envia por proibição policial em todos os municípios paulistas se construíram campos de aviação.; O voluntariado era uma onda incessível. Advogados, engenheiros, capitalistas recebiam instrução militar ao lado de operário , agricultor.
Enfim não se admitia de forma alguma a derrota,. Pessimismo era igual a desatino .Passível de castigo. Eu verdadeiramente diante de tudo isto só via a realidade de uma guerra.

4 Civil O Sinhô se alistou no Piratininga 3 dias depois da declaração de guerra. Era um paulista entusiasta.
Eu aqui em um comício fui obrigado a falar e um amigo deu me a palavra. Aconselhando a todos a partir.
A minha vida era ouvir radio ate tarde. PRAO e PRAR e PRAX ocultamente. E assim se passou um mês.
E aflitos neurastênicos acabei verificando que só uma solução havia: era ir e fui. Disposto a tudo oferecer os meus serviços profissionais a SSAD superintendência dos serviços auxiliares da saúde
Como 1º. Tenente medico fui requisitado para Lorena .. De lá recuei para Aparecida, de Aparecida para Tuida onde ficamos até o fim da luta.

5 Além dos inconvenientes próprios do tempos de guerra como a adaptação a bóia e a cama e mesmo aos companheiros nada de importante me aconteceu .
Em Aparecida a vida foi mais agitada . Diariamente, enquanto lá estivemos éramos visitados por aeroplanos de caça e bombardeio.. Não sei porque o fato é que não me impressionei muito ao contrario de alguns companheiros e nem o bombardeio foi de eficiência material. Devemos dizer que a São Paulo não faltaram entusiasmo nem soldados.
Completando estas noticias segue hoje uma carta a Yaya para satisfazer a curiosidade. Basta um pouco mais de trabalho. Recebi umas cartas do Mário pedindo noticias detalhadas e como as..

6-primeiros foram menos minuciosos venho com esta satisfazer a todos . Assim peço lhes mostrar esta aos nossos e ler a de Yaya que é a 2ª parte .
Eu tive prejuízos com a revolução . Estou a espera de resolver pelo menos alguma coisa aqui do que tenho a receber.
Dentro de dois meses pretendo sair de qualquer forma Reconheço que estas idas assim tão definitiva nem sempre são as melhores e me explico melhor dizendo que ainda não sei para onde ir.
Será uma grande cartada que espero me sair com o meu conhecimento de vida .Isto não é orgulho e nem convencimento , eu mesmo não sei bem o que é.
Aqui neste cantinho vão um forte abraço e muitas saudades de:.
Alice ,Emidio, Cyro, Moacir, Polibio, Dalmo, Geraldo e Everardo. E para você também.

Lauro

VOCÊS GOSTARAM? TIO LAURO ERA GÊMEO DE TIA LAURA.
 ERA CASADO COM LACI E TIVERAM DOIS FILHOS LUCI E LAURINHO.
E agora não sei mais nada porque mamãe está dormindo e não pode me responder.
Dedico este blog ao meu tio Tonho que  é especialista em parentesco e ao meu irmão Renato que me pede sempre pra colocar estas cartas por aqui..
E a todos os professores de História e Geografia.
Este texto daria uma aula bem gostosa!



Comentários:
Que história mais fascinante a do seu tio Lauro, realmente qualquer professor de história usaria essa carta de forma muito interessante para dar uma aula. Continue atendendo os pedidos de seu irmão, Moniquinha, e publicando essas cartas incríveis e cheias de histórias por aqui.
Beijos,
Talita.
 
Esse texto, Quinquinha, já foi uma ótima e interessante aula. Essas cartas são relíquias!

Beijos
 
Fico impressionada com tua capacidade de sempre trazer coisinhas, achados e maravilhas de tua família.És agregadora, fantástico isso!beijos,linda semana,chica
 
Olá cara Mônica!!!
Agradecendo sua visita e carinhoso comentário. Que óptimo guardar e partilhar essas recordações familiares únicas, adorei seu blogue!!! Sua mãe também se chama Maria Alice??? Então estou certo que será uma óptima pessoa como era minha saudosa mãe!!!
E de que parte de Portugal eram mesmo seus Ascendentes portugueses???? Adoraria saber!!!
Voltarei para me deliciar no seu blogue num olhar mais atento e com mais tempo!!!
Abraçoooo, Zé Maria
 
Ahhh, esqueci de mencionar,,,, Agradeço ainda sua participação no desafio que lancei no meu blogue pessoal.

Na verdade, e por coincidência, fiz dois desafios simultâneos nos meus blogues e gostaria também de saber a sua opinião no que refere ao desafio do artesanato e me contemplar com uma de suas ideias!
Abraçoooo, Zé Maria

http://josemarialobatoartesanato.blogspot.com/2011/02/relogio-beatles-all-you-need-is-love.html
 
Ai Mônica rssssssss... Eu estou rindo dessa sua frase...
"E agora não sei mais nada porque mamãe está dormindo e não pode me responder" rsssssss...

Beijooooooooooooooooooo
 
Mônica, a diferença da sua "aula" de história se comparada aos de meus professores é que você nos mostra documentos da época.
Fantástico.

Beijos
 
Olá Mônica!

Passando para deixar um beijo grande!!

Ando na correria buscando mais tempo para fazer tudo!

Tentarei voltar no fds com mais calma!

Beijo nos encontramos no Alma.
 
Mônica querida
Tens um tesouro!
Quanta riqueza nestes papéis!!!
A aula de história é de dar inveja a muito professor! hehehehe
Beijos
 
Momentos passados e vividos pelo nosso Brasil.
Cadinho RoCo
 
Olha Monica, realmente, daria e deu uma boa aula de História!
Meu pai tem guardadas muitas cartas de meu avô, nesta época, dirigidas à minha avó. Esse meu avô lutou na Revolução de 32. Eu me lembro das histórias que minha avó contava sobre essa época, as mulheres faziam uma campanha e doavam ouro para a Revolução.
Era uma época de ideais, de luta. De gente valente e séria.

Beijos

Carla
 
Cara Mônica!!!
Agradeço sua visita que sempre me honra!
Sou português sim, mas casei com uma gaúcha por isso vivo no RS em Caxias do Sul, em Curitiba temos sim muitos familiares que visitamos regularmente.
Quanto ao desafio de que lhe falei, ele está no meu blogue de artesanato e se quiser participar poderá seguir o link abaixo nesta mensagem.
Obrigado, um forte abraço lusitano, Zé Maria
 
Uppssss, que distraído, esqueci de colar o link de que lhe falei, aqui vai: http://josemarialobatoartesanato.blogspot.com/2011/02/relogio-beatles-all-you-need-is-love.html
 
Que bom aprender um pouco da história do Brasil...E com personagens que eu admiro: que lutam por um mundo melhor!!! E para vc mais gratificante é porque familiares seus são personagens da história.
 
Boa noite Monica!!

Não tem oque se desculpar, fiquei feliz em ve-la mais uma vez em meu blog!!

Um beijo enorme moça!!

E espero sim, sempre ve-la por lá!

Beijo enorme!

Vinicius.
 
Monica...isso é um achado...Tia Elza...minha mãe se chama Elza...ahh...bom lembrar e guardar esses momentos. Hoje em dia não vemos mais isso, é a geração Shoping Center, mas...terão histórias pra contar também, com certeza, porém...bem diferentes...sinal dos tempos né...rs
Um abraço na alma
Beijo
 
Olá, querida Moniquinha
Gosto muito de post de família... vejo que é o seu forte...
Oferecerei um Retiro Espiritual de Domingo à Terça em meu Blog... é tepo de reflexão!!!
Seja muito feliz e abençoada!!!
Bjs de paz
 
Ola Monica

Quando passo por aqui,minha querida,sempre aprendo muito com voce!
Sempre belas liços dentro do que nos oferece!
Adorei saber tudo!
Que belas cartas!

Beijos com carinho!
 
Linda amiga Mônica, quanta riqueza histórica tem sua família. Guarde essas cartas muito bem, pois são tesouros preciosísimos, carregados de histórias e emoções.

Outro dia a San tb ficou emocionada quando a vó dela lhe contou que o pai dela (bisavô da San) estava no exército e servira nessa revolução de 1935. Inclusive, a avó lhe mostrou uma bala que havia sido do fuzil do pai. A San, com a bala nas mãos, ficou deslumbrada e emocionada por descobrir essa parte tão especial sobre seus antepassados.

Emocionante o seu psot, parabéns!
Perdoe-nos pela demora em visitar e responder seus e-mails. A San já fez a tradução que vc pediu. Logo irá mandar.

Um beijo muito carinhoso no seu coração, amiga preciosa. E que Deus seja sempre contigo.
 
Mulher...
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar

Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família

Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço

Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...
Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Estou de volta amiga, é gratificante tê-la comigo Pelos Caminhos da Vida, obrigadaaaaaaaaaa

beijooo.
 
Mônica,

td bem?

Passando pra te desejar uma ótima semana e deixar um parabéns pelo dia internacional da Mulher.

bjO
 
Que interessante tudo isso Monica! Adorei. Tao legal, guardar cartas,olha isso, uma verdadeira aula de história. Uau!!!!!
 
Oi Monica, eu não estou no Japão
Estou no Brasil :)
Bom carnaval pra vc!
beijos
 
Um post precioso, Mónica, gostei muito!
Neste meu regresso à blogosfera, aproveito para agradecer as palavras carinhosas e encorajadoras que deixou no meu blogue.

Beijo :)
 
Olá cara amiga Mônica!!!
Desejo-lhe um Feliz Dia da Mulher, o mundo decerto seria bem diferente, e para melhor, se comandado por mulheres!!!
Beijinhos, Zé Maria
 
Sou apaixonada por História e sei que essa passagem da sua família seria um bom tema "vivo", um testemunho de uma época. Eu gostaria de estudar a cognição literacia histórica - As formas de pensar a história; forma a qual as pessoas trazem para o presente um determinado fato do passado, e de como essa movimentação no tempo influi nas escolhas para o futuro dessas pessoas. Nossas famílias ao trazer os fatos passados para o presente, não só reforçam os laços com os antepassados como nos dão uma luz maior para compreensão do presente. Porque o presente nao é período solto sem ligação alguma com o que já aconteceu, por isso a necessidade de conhecer o passado para compreender o presente.
Ichi, me empolguei!! Só porque concordo que daria uma excelente aula!
Beijus,
 
Olá Moniquinha
Que reliquia vc tem nas mãos heim?
Uma verdadeira aula de história, e da forma como vc conta faz a nossa imaginação voar ao passado.

Beijos
 
RETRIBUINDO O SEU CARINHO..

SER MULHER É DEIXAR A ALMA RESPLANDECER EM ALEGRIA. É TER A CERTEZA QUE DEUS NOS CRIOU COM A MISSAÕ SER MENINA, MOÇA, MULHER E MÃE. NESTE DIA TÃO ESPECIAL SÓ TENHO QUE AGRADECER PELO SEU CARINHO E VISITA...DIZER O QUANDO ÉS ESPECIAL PARA MIM...
MULHERES..MULHER..ALMA FEMININA QUE DEUS CRIOU E ILUMINOU PARA DAR MAIS BRILHO A ESTE MUNDO TÃO ESPECIAL, MAS AO MESMO TEMPO TÃO CHEIO DE DESAFIOS.
MUITO OBRIGADA PELO SEU CARINHO..VISITA E AMIZADE. VENHO AGRADECER E PARABENIZAR EMBORA ATRASADA,MAIS COM A CERTEZA DE QUE,TODOS OS DIAS SÃO ESPECIAS.. QUE TODOS OS DIAS SÃO DEDICADOS AS MULHERES....
PARABÉNS PELOS 365 DIAS E NÃO SOMENTE AO UM DIA...
SOMOS GUERREIRAS E VITORIOSAS.. DESEMPENHAMOS VÁRIOS PAPEIS NA SOCIEDADE, EMBORA ÁRDUO MAIS QUE REALIZAMOS COM O CORAÇÃO CHEIO DE TERNURA E AFETO.. AS VEZES NÃO É FÁCIL..MAS CONSEGUIMOS...
OBRIGADA PELO SEU CARINHO.
CARINHOSAMENTE.
SANDRA
 
Mônica !!!!!!!!!!!! Eu sabia que só podia estar viajando rssssssssss......... Que bom né ?

Obrigada pela visita

Beijo
 
Olá cara Mônica!!!
Sempre agradecido com suas gentis visitas, e inspirando-me com estes seus extraordinários "posts"! Tenho em ideia, em breve recolher alguns elementos antigos sobre meus familiares e também fazer um "post" a respeito!!!
Quanto ao desafio que a amiga pergunta, no meu blogue de artesanato, na barra lateral, poderá clicar na foto do relógio dos Beatles e aceder ao desafio,,,, caso pretenda, será uma honra que também me inspire num seu desafio, que acha???
Aguardo sua visita, grande abraço, Zé Maria
 
Monica, tudo isso é reliquia pura!
beijo
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]