sábado, 30 de julho de 2011

 

Um livro que papai nos pediu para ler: sobre a Missa


Eu sou católica Apostolica Romana mas admiro todos os meus amigos que não são. Admiro e respeito cada religião existente no Brasil.
Mas hoje vou mostrar para vocês o que é uma celebração Eucaristica.
Papai gostava de ajudar os sacerdotes na Missa. Ele era o comentarista.!
E para cada um dos filhos ele presenteou com este livro!
Um livro muito custoso de ser entendido pelos filhos adolescentes.
Ninguém naquela época conseguiu acabar de ler.
Então eu resumi, este ano, sem mudar nenhuma linha do autor.
E no final leiam o que papai escreveu para Homero, Andréa e Marilia.
Os três moravam juntos aqui em BH
Vocês vão descobrir o valor da Missa  e vão querer frequenta-la!Espero!

QUE É AFINAL A SANTA MISSA?  A santa missa é ritual que atualiza o sacrifício da vida de Jesus Cristo para ser de novo oferecido ao Pai pela salvação da humanidade e pelo bem da Igreja Universal- Em casa missa portanto na hora da consagração , realiza se uma nova transubstanciação . Em cada missa Cristo atuando na pessoa do sacerdote transforma o pão  e o vinho em seu corpo e sangue. Para nós é um mistério- mas para o amor de Cristo tudo é possível.
 MOMENTOS IMPORTANTES NA MISSA


OFERTORIO- Tudo recebemos de Deus a vida a fé o batismo a saúde a família os bens materiais, a terra, o ar ,a chuva, a água , o alimento. Tiramos uma parte do que recebemos e doamos, em sinal de amor e de agradecimento.

Minha oferta não é uma esmola . É a entrega de uma pequena parte do muito que de Deus eu recebi, em sinal do meu amor e gratidão. O ofertório como força de santificação pessoal- :desde que você ofereça a Deus o seu viver corretamente de aperfeiçoar e santificar sua vida . Pois não tem gesto de amor oferecer uma vida falsa e indigna de filho de Deus.

CONSAGRAÇÃO- A consagração é a recordação e a atualização do segundo gesto de Jesus na santa ceia . Jesus tomou o pão e o vinho rendeu graças ao pai os abençoou e deu aos seus discípulos como seu corpo e seu sangue.

COMUNHÃO- Papa Paulo VI . A comunhão é para levar os fracos a serem bons. Os bons a serem melhores. Os melhores a serem generosos. E os generosos a serem santos.

Comungar é receber o Cristo, todo, também quando se refere a aceitação do próximo . Também aqueles que são chatos .. Que não gostam de você ou que você não consegue aceitar. Levá-los todos para dentro de você com amor.


- LITURGIA DA PALAVRA A palavra de Deus é luz, mas também é força. A liturgia da palavra é instrução e ensinamentos, é manifestação do maravilhoso história de amor de nossa salvação.


Na primeira leitura o Pai propõe um acontecimento, um testemunho como comparação para o assunto do dia.

Na segunda leitura aplica o ensinamento para nossa vida.

Na terceira leitura traz o conselho do próprio Cristo- O Evangelho, a Boa Nova.

Deus fala pela primeira vez no antigo testamento. Os filhos recebem a palavra de Deus pela aclamação de um salmo como manifesto de gratidão. O Pai fala pela segunda vez no Novo Testamento. Recepção ao Cristo com aclamação ao Evangelho cantando. O Pai fala por meio do Cristo tirada dos Santos Evangelhos.

HOMILIA- è o momento da missa destinado a explicar os mistérios da fé e as normas da vida cristã. O Credo é o resumo das verdades fundamentais que nos foram anunciadas pelo pai através do cristo e na inspiração do Espírito Santo.

OBS: Dedico este blog ao tio Nelson que muitas vezes ouvi dizer. "Quando perco o sono fico contando a quantidade de sacerdotes que conheci em minha vida nestes 87 anos."
Eu desejo que alguns deles não deixem de visita-lo nestes dias que está no hospital. Pois tenho certeza que  os visitou e recebeu muitos sacerdotes em sua casa.
OBS: Espero não ter sido cansativa!

Vou acrescentar o que Renata escreveu pois achei muito bom! Obrigada tá Renata?
Lindo, lindo, lindo!


Sou católica do fundo do coração e como tal, aceito todas as opções feitas por quem não é, mas é em minha religião que consigo a sintonia completa com o Pai.A missa para quem não entende o ritual pode parecer algo sem sentido ou mecânico... para aquele que conhece cada parte dela, é algo magnífico. Nenhuma missa é igual a outra embora sigam um mesmo ritual. O Cristo se faz vivo em cada uma, nos proporcionando partilhar do seu amor através de eucaristia.Que o Tio Nelson receba a visita de muitos padres e que continue do alto dos seus 87 anos a pedir a Deus por novas vocações sacerdotais.
Bjks Renata http://cercaviva.blogspot.com/






Postar um comentário







Postagem mais antiga Início

Assinar: Postar comentários (Atom)

Comentários:
Que post interessante...adorei Monica nao sabia quase nada disso...adorei saber!!!!!
Beijo e bom final de semana!!!
Helena
 
Uma verdadeira aula. Há muitos que apesar de se dizerem católicos, nada sabem sobre a Missa e muito menos sobre a Bíblia.
Beijokas, Monica, e um agradável fim de semana.
 
Quinquinha, também sou católica e rever o significado de cada instante da missa foi muito bom, deveríamos fazer isso sempre, assim a cada celebração amadureceríamos ainda mais a nossa fé. Em particular gostei muito dessa frase do Papa Paulo VI - A comunhão é para levar os fracos a serem bons. Os bons a serem melhores. Os melhores a serem generosos. E os generosos a serem santos.

Bom final de semana, beijos.
 
puxa, eu lembro desse livrinho :) um dia fui consagrada...bons tempos.
 
"Amigos são flores...
Amigos são poemas...
Como flores, devem ser cultivadas com carinho e dedicação, para que as tempestades da vida não esfacelem suas pétalas e para que possamos ter seu perfume em todas as estações.
Como poemas, devem ser sentidos nas fibras mais sutis da alma, com respeito e gratidão, para que sejam a melodia risonha a embalar nossas horas em todos os períodos do ano".

VENHA NA CURIOSA BUSCAR SEU CARTÃO AMIGOS DO CORAÇÃO.
Lhe ofereço com muito carinho que nos temos um pelo outro...Amizades são vinculos super carinhosos entre os verdadeiros. AMIGOS, seja virtual eou real.

Carinhosamente
Sandra
 
Na Interação de amigos tem um café bem quentinho
bjs.
sandra
 
Muito lindo esse tu post, cheio de carinho e aprendizado até...Um beijo, já em casa(chegamos à noitinha das férias),chica
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Lindo, lindo, lindo!
Sou católica do fundo do coração e como tal, aceito todas as opções feitas por quem não é, mas é em minha religião que consigo a sintonia completa com o Pai.
A missa para quem não entende o ritual pode parecer algo sem sentido ou mecânico... para aquele que conhece cada parte dela, é algo magnífico. Nenhuma missa é igual a outra embora sigam um mesmo ritual. O Cristo se faz vivo em cada uma, nos proporcionando partilhar do seu amor através de eucaristia.
Que o Tio Nelson receba a visita de muitos padres e que continue do alto dos seus 87 anos a pedir a Deus por novas vocações sacerdotais.
Bjks
Renata http://cercaviva.blogspot.com/
 
Moniquinha,
Estou aqui de volta a cada postagem nova. Você nasceu mesmo para ser professora. Tudo muito bem explicado e numa simplicidade cativante.
Eu também sou católica e conhecia todos os ritos, mas foi bom lê-los da forma que você apresentou.
Obrigada mais uma vez pela sua visita ao meu blog. Eu agora respondo os comentários lá mesmo, ok?
muitos beijos
 
Moniquinha

Cada vez que venho aqui eu aprendo muito.Você praticamente deu uma aulinha de Catequese neste post. Algumas coisas eu já sabia, minha vó gostava de me ensinar, sem falar nas aulinhas de catequese que já tive e o curso de Crisma.
Mas como vc mesma falou, uma adolescente é dificil compreender cada gesto e palavra.
Adorei aprender mais um pouquinho com vc!!!

Ps - Eu já conheço BH, é uma loucura essa feira aos domingos...meus pés que o diga!!

Beijos e boa semana pra vc!!
 
Coração!
Fico lisonjeada em ter participação no seu post tão lindo.
Escrevi um comentário que ficou truncado e deletei. No segundo, ficou faltando dizer da maravilha que achei em poder ler a dedicatória no livro. Parece que estava lendo alguma coisa que minha amada Vó Guidinha dizia...
É impossível estar diante do Santíssimo e sair do jeito que entramos na Igreja. Mesmo que não possamos deixar os problemas por lá, saimos renovados para o enfrentamento dos mesmos. Se essa visita ao Santíssimo for seguida de missa então, aí não há revigorante de paz interior maior.
A missa diária não nos é obrigatória, mas na possibilidade de assim nos alimentarmos, o nosso espírito de fraternidade, partilha e amor ao próximo ganha reforço incomparável.
À você Moniquinha, toda a Paz de Jesus e o amor de Maria!
Bjks
 
Tem um selinho pra vc no Borboleta Azul


Beijo
 
Moniquinha querida

Vim agradecer teu carinho!!! Estou me cuidando e no tempo certo e que Ele quiser, voltarei sim. Obrigada pelas lembranças dos livrinhos. Pessoas com um coração que nem o teu, bondosas assim, fazem a GRANDE diferença!!! Obrigada viu? Super beijo ♥!
 
Olá meu amor!!!!

Não sou católico- mas vejo a beleza de todas as religiões, seu pai- um homem sábio.

Um beijo meu amor - um beijo na Alma!
Estou esperando por vc no Alm!
 
Que lindo o seu pai que ensinou os filhos na fé.
Sou católica também , estudei em colégio de freiras e cheguei a ser jesuita, mas agora estou aqui ... M@myrene com uma família que amo demais.

Beijos
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]