segunda-feira, 17 de outubro de 2011

 

Lugares por onde passei em Santo Antônio do Amparo

 Eu nasci no Rio de Janeiro mas minha cidade Natal do Coração é esta pequenina e fabulosa Santo Antônio do Amparo em MG.
Aqui vivi até me aposentar.
Aqui tenho amigos, amigas ,  afilhados, afilhadas, compadres e comadres
 Nesta casa na periferia da cidade mora uma  familia maravilhosa.Uma senhora que tem dos seus quase dez filhos cinco adultos especiais.  Um deles é afilhado de minha mãe, nas somos todas suas comadres;Mas a casa é tão limpa tão limpa que eu dormiria nela tranquilamente.
 O Prefeito da cidade e o secretário de obras fizeram algumas melhorias na casa. Um novo quarto e outras coisas que pudesse lhes dar algum conforto.
Dona Vicentina  não reclama mas me contou que necessita de uma geladeira. E me disse que ela chegará na hora certa.
E sabe pra quem ela reza para proteger o Sr Evandro, o prefeito?
Ela reza junto com o padre Marcelo na rádio. E me disse que ele é um santo padre.

 Vejam a casa! Não coloquei as fotos porque elas são especiais e não sei o conceito de beleza para muitos  por isso deixei que imaginem. 
 Esta galinha? No sitio de minha irmã tem muitas cabaças e ela conseguiu fazer esta galinha caipira. Não ficou uma graça?
 Colocamos na janela da cozinha aqui de casa. Pois foi a primeira de muitas que Elisa quer fazer.
 Mamãe adora copo de leite. Assim que chegamos de BH , minha tia Ilda fez a casa ficar mais alegre. Trouxe um buquê de copos de leite da fazenda Cachoeira.
 Fui na secretaria de educação visitar minhas amigas. As bonequinhas que minha primeira diretora fez: Maria Helena Lage ainda estão lá enfeitando a parede!
Não sei se contei pra vocês. Estou dando uma faxina nas coisas antigas de nossa casa! Esta casa tem mais de 100 anos.
E aqui estão todas as coisas das diversas cidades por onde passamos. Pois tem imensos armarios.
Este vestido, foi o vestido que mamae usou nos seus 17 anos como formanda em  curso normal em Magistério na cidade de Araxá no Colegio das Dominicanas.
E neste dia mamãe ganhou o primeiro lugar da turma além de ser uma das  alunas a estudar no Colégio desde o primeiro ano primário.
Só Elisa o usou quando fez 15 anos e não encontrei a foto. Deve estar com ela.
Temos muito mais coisas antigas por aqui, mas como dizia minha avó, de antiga basta eu.
Mas adorei rever algumas coisinhas.
Vou tirar mais fotos para motra-las

Resolvi acrescentar a história do vestido de mamãe escrito por ela mesma. Vejam!
Minha Formatura de Terceiro Ano Normal em 1950


Em 1950 terminei os meus estudos no Colégio São Domingos em Araxá. As irmãs dominicanas não tinham uma sala grande onde pudessem ficar para eventos no Colégio para alunos e convidados. As irmãs naquele ano tiveram a oportunidade de construir o salão de festas. Foi inaugurado com abanda de musica “Lira araxense” e os nossos pais aprovaram esta surpresa agradável. Fomos orientadas sobre nossa toalete Não, aos uniformes! Iríamos de vestido branco curto,não se usava longo, especialmente pelas alunas de um colégio católico. Fomos no compadre Matarazzo , que vendia tecidos, louças, etc. e compramos uma seda branca , a que mais gostamos e realmente era muito bonita.Havia em nossa cidade uma boutique de Da. Hermantina Drumond , conhecida por várias cidades, pelo seu bom gosto Fazia vestido de noiva, para baile de gala , de fantasias juninas , lindos , que chamavam a atenção de quem os via. Não sei porque fomos lá. Talvez por ser a primeira filha formando. Que surpresa agradável! Dona Hermantina me fez vestir um vestido francês , que era usado sobre outro de tecido azul. Fiquei muito bem com ele. O preço?! Pedimos para guardá-lo até o dia seguinte. Para surpresa minha Papai quis que eu comprasse aquele que Da. Hermantina me mostrou. O que fazer com o corte branco do compadre Matarazzo e a resposta foi do Papai.Vá e troque o que compraram por roupa de cama para Arnaldo , meu irmão, que iria estudar em Pará de Minas interno no Colégio...

Como me senti feliz! Não usávamos, abraçar, beijar nossos pais, mas se fosse hoje como os abraçaríamos. Papai e mamãe me deu um presente lindo.

No dia marcado para a formatura nos encontramos as dez alunas no colégio. Vi que minhas colegas gostaram de me ver, mas uma delas reclamou dizendo que eu havia descumprindo o combinado- forro azul! Subimos para o andar onde receberíamos nossos diplomas Decoração das religiosas que tinham mãos de fada. Tudo novo! Mesas, cadeiras, cortinas.... Dona Filoteca, irmã de Dom José Gaspar de Afonso e Silva foi a mestra de cerimônia. Depois dos cumprimentos aos pais, parabéns as religiosas disseram que naquele momento estava ansiosa para dar uma grande noticia. A Aluna Maria Alice de Paiva, eu, que estudava naquele colégio desde o 1º. Ano primário era a primeira colocada da turma. Papai disse que ficou tão emocionado que teve vontade de falar alto,( ele era bem tímido), ela é minha filha. Ganhei de presente das religiosas um álbum que lembrava a minha vida estudantil naquele colégio. Já tinha certeza que isto ia acontecer, o 1º. Lugar, porque irmã Emanuel secretaria do colégio pediu a Auxiliadora Paiva, minha prima, que me avisasse para não levar susto.

Das dez colegas uma sobressaia pela inteligência. Idê Aparecida Bittar. Chegou minha vez de reclamar estava errado, nunca, jamais estaria com notas melhores do que Ide . Você vai ajudar a vê como houve engano, Auxiliadora!. No dia seguinte a noticia confirmada. Não houve engano, nem erro. Numa matéria que não me lembro mais, minha colega tinha pior nota. Hoje tenho noticias de Ide, uma grande psicóloga em Brasília, auxiliar dos Bispos em reuniões importantes da igreja. Está gravemente enferma! No hospital com sua única filha e esposo. Guardo com carinho este álbum, mas não pude dizer aos meus filhos que nunca tinha tomado bomba...Tive que fazer segunda época de desenho, mas no curso ginasial.
Escrito por Maria Alice de Paiva - o ínicio de um livro que não termina

.

Comentários:
Lindo vestido,heim???
E quantos lugares lindos!

E tantas coisas nessa casa para ver, lembrar...
LINDO!!! beijos,ótima semana,chica
 
Moniquinha querida.
Quanta coisa bacana vc anda fazendo e vendo por ai!
AMEI o vestido da sua mãe. Menina isso é uma preciosidade!!! Uma jóia!
Fiquei imaginando ela se formano e vestida nele. Que cena lindaaaaaaa!!!
A galinha feita de cabaça é um mimo.
Copos de Leite são lindos mesmo.
Moniquinha que batalhadora essa família. E quanta fé.
Fiquei com vontade de fazer uma campanha para conseguirmos dar uma geladeira para ela. O que vc acha?
Fico aguardando mais fotos.
beijinhos

Lucia
 
Um lugar lindo e simples. Pena D. Vicentina ter que esperar pela geladeira só quando chegar a hora certa! Confesso que gostava de contribuir para que essa hora chegasse rápido!!!

Jorge
 
Querida Moniquinha!
Que bacana tudo isso!!!Amei este lindo vestido branco,e hoje ele já é uma reliquia,uma verdadeira preciosidade!!!!!Parabéns por ter guardado e conservado tão bem!!!!!
Parabéns minha amiga!!!
bjosssss
 
Mónica,
Santo António do Amparo parece ser um local muito airoso e acolhedor.

Beijo :)
 
Resposta no seu mail. Vamos fazer a campanha. Quem puder ajuda com o que puder.
Beijinhos
 
Olá Monica

A moda vai e vem. Este vestido é atualíssimo e lindo. Adorei ver.

Bjooooooooooooo......................
www.amigadamoda1.com
 
Oi Mônica! Qunta coisa interessante você tem para nos mostrar... Adorei os copos-de-leite, acho uma flor linda!
Querida, vim deixar uma mensagem especialpara você...

Receita de Paz

Ora com mais confiança em Deus.
Trabalha um tanto mais.
Serve com mais alegria.
Age mais caridosamente.
Desculpa as faltas alheias com mais compaixão pelos ofensores.
Usa mais calma, particularmente nas horas difíceis.
Tolera, com mais paciência, as situações desagradáveis.
Coloca mais gentileza no trato pessoal.
Emprega mais serenidade na travessia de qualquer provação.

E, assim, com a benção de Deus, encontrarás mais segurança e paz, nas estradas do tempo, garantindo-te o êxito preciso nos deveres de cada dia, a caminho da vida maior.
(Emmanuel-Chico Xavier)

Deixo com você o meu abraço carinhoso e desejo que a semana que se inicia lhe seja repleta de luz!

A paz esteja contigo

http://hajalluz.blogspot.com/
 
Quinquinha, a foto de Santo Antônio do Amparo com aquela igreja lá no alto é linda!Fiquei com pena da D.Vicentina não ter uma geladeira, você não?
E quantas relíquias vocês devem ter guardadas, o vestido parece que foi feito ainda ontem, muito bem conservado.

Beijos
 
Toda as vezes que eu venho te visitar, me da uma vontade de viajar!!!
Bjs.
 
Suas postagens são doces e amavéis. Sempre muito bem delicadas.

Obrigada pela visita.
Sei que ando tão ocupada, cheia de trabalho e estudos que não tenho mais tempo de vir. Mas dei uma fugidinha rápida, pois estou digitando mais uma parte do meu trabalho, tenho prazo e são dois para esta semana. Não vejo a hora dessas 300 horas de curso acabarem.
deixo meu carinho..meu abraço..meu beijo no seu coração e um até breve. Muito obrigada pela sua companhia. Fique com Deus e até mais.
Carinhosamente,
Sandra.
 
No meu comentário esquece de fazer referência ao arroz de camarão. Se visitar de novo Portugal experimente comer o "arroz de marisco". É arroz com camarão e mais uns bichinhos do mar que torna esse arroz uma obra-prima...

jorge.s.santana@gmail.com
 
Que post original e agradável!
Não se desfaça de relíquias, como este vestido, se permite dar-lhe um conselho.
Parabéns pelo seu blogue.
 
Olá Monica

Vc acaba de me deixar muito emocionada. Linda a história de sua mãe. Sabe, quando vi a foto do vestido, não sei explicar como, mas prendeu minha atenção de uma maneira diferente. Agora entendo o que era. Ele queria que sua história fosse contada ao mundo.
Em vez de se desfazer dele, e se for possível, leve-o em uma costureira e transforme-o em uma bela blusa. É lindo e está na moda. Além de ter uma linda história.

Bjooooooooooooo......................
www.amigadamoda1.com
 
Oi Monica,
Obrigada pela visita...Vou para Macéio, pela 2 vez. Amo aquele lugar.
bjs
 
Olá Mônica! Que carinhosa você é!! Obrigada!! Muito interessante seu blog.. assim podemos viajar e conhecer muitas coisas lindas e lugares maravilhoso que vc vai! Amei.. vc mostrar isso tudo pra gente, essa natureza maravilhosa que temos! Parabéns! Mil beijões!!
 
Quinquinha, você ainda pergunta se eu gostei da história do vestido? Amei!!!!Que narrativa maravilhosa da sua mãe revivendo um momento tão importante na vida dela. Imagino o grande orgulho dos pais vendo a filha tão estudiosa sendo premiada como a melhor aluna da turma e também tão graciosamente vestida. Agora entendo o motivo pelo qual o vestido ainda é guardado com cuidado e carinho.

Beijos
 
Olpa meu amor bom dia!

Venho deixar o meu beijo e matar minha saudade!
Muito obrigado por seu carinho!

Estou esperando por vc no Alma!
 
Oi Quinquinha!!!Boa tarde!!!

Estou encantada com a história do vestido de sua mãe...porque você não faz como eu e emoldura a carta?Depois vc tira uma foto e coloca em seu blog...ficará muito lindo.
E Santo Antônio do Amparo,que lugar acolhedor!Fiquei com vontade de conhecer...vou ver a distância e quando estiver em Minas pedirei a meu filho para me levar.Você deve sentir muita falta de lá,deve ser como eu em relação a Dores de Campos.
Espero sua visita e seus carinhosos comentários.
Bjssssss
Leninha
 
Moniquinha, linda amiga!
Coisa boa é viajar pelo tempo... :D
Estive ausente porque estive bem gripada, mas fiquei feliz de poder encontrá-la lá pelo Eu Sei Que Vou Te Amar, com seu eterno carinho...
Beijos, flores e muitos sorrisos!
 
Quinquinha,
Eu gostaria muito que você participasse de um desafio que eu postei hoje no meu blog.

http://euprecisotecontar.blogspot.com/2011/10/um-desafio.html

Te espero lá. Que bom que você voltou... Estava com saudades! Muitos beijos
 
Oi Monica...a cada postagem sua fica a certeza dos tantos bons momentos que a vida te concedeu, o mais bonito e gratificante é saber que consegues ver o belo nas coisas mai simples...este ´o segredo do bem viver, da felicidade estar sempre nos rondando a alma...
Eu tinha uma cabaça dessas...a gente guardava caldo de galinha dentro dela, infelizmnte quebrou...rs
Um abraço na alma
Bjo
 
Não se preocupe Quinquinha, seu blog não está infectado, está tudo normal. Bom né?

Bom fim de semana!

Beijos
 
Olá querida amiga Moniquinha!
Amiga,que história mais linda! Me emocionei muito ao ler esta bela história escrita por sua linda maezinha.Gosto muito de histórias de família e a sua é linda.Acho que você deveria por esta carta em um quadro de vidro para que os netos e parentes possam ver e valorizar.Parabéns por ser esta pessoa maravilhosa e amar a sua família!!!!!
Bjossssss
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]