terça-feira, 21 de agosto de 2012

 

70 anos da diocese de Oliveira MG

 Vou copiar o editorial do jornal "Vida Diocesana  "elaborado pelo padre Vanir Jose de Oliveira, nascido nesta cidade. Ele inicia:
O escritor e poeta Mario Quintana tem um poema que diz:
A vida é o dever que nós trazemos para fazer em casa .
Quando se vê , já são seis horas.!
Quando se vê, já é sexta feira!
Quando se vê, já é Natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê , já passaram 50 anos!
 Pois é, já se passaram 70 anos de instalação canônica da nossa Diocese. Não controlamos o tempo, mas podemos fazer com que cada momento seja revestido de eternidade. para isso, vestimo-nos de gala , celebramos e elevamos a Deus a nossa mais sublime oração agradecendo lhe por este tempo tão fecundo para o seu reino.
 EduardoGaleano, dizia que "a história é um poeta com o olhar voltado para trás : pelo que foi e contra o que foi, anuncia o que será".
 Quando o nosso olhar se volta para trás, quantas recordações? Bispos, padres, religiosos, religiosas, e leigos que construiram a historia de nossa diocese .
Se voltarmos ao ano de 1734 e fizermos na nossa imaginação o caminhar histórico de cada povoado, vila, arraial,  se transformando em cidades, até o nosso dia veremos quanta riqueza!
 No trem da história quantas chegadas e partidas. ? Alegrias e tristezas?
Logo depois  da instalação, as lideranças da igreja viram a sua frente inumeros desafios. Sem medo de buscar  a terra dos sonhos , eles enfrentaram  os obstáculos e  os venceram.
 Os frutos estão sendo  colhidos. Os desafios de hoje são outros. E trazemos  a certeza de que Deus caminha conosco. "Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo. Mat 28,20"
 A todos os que fizeram parte desta história, a nossa gratidão! Aos que hoje se juntam a nós na busca do Reino de Deus, uma enorme alegria, em tê-los conosco. A todos boa festa!
Completando o que o Padre Vanir disse:
Compõem a diocese de Oliveira  alguns  municipios.: Aguanil, Bom Sucesso, Campo Belo, Cana Verde,Candeias, Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Cristais, Desterro de Entre Rios, Itaguara, Macaia, Merces de Agua Limpa, Morro do Ferro, Oliveira, Passa Tempo, Perdões, Piracema, Ribeirão Vermelho, Santana do Jacaré, SANTO ANTÔNIO DO AMPARO, São Francisco de Paula e São Tiago.
Cada uma destas cidades tem paróquias com santos e santas  que são os padroeiras das cidades.
Aqui em Oliveira é Nossa Senhora das Oliveiras, festejada dia 15 de agosto e em Santo Antônio do Amparo, Santo Antônio de Pádua festejado dia 13 de junho.
Tenho respeito e admiração pelos sacerdotes. Por todos eles. Alguns eu os conheci ainda meninos, estudantes, seminaristas, outros me ajudarama VIVER a Minha Fé em Cristo.
O Nosso Bispo Dom Miguel  Angelo Freitas  Ribeiro é o quinto  Bispo Diocesano. Nasceu em Itagura, no dia 26 de novembro de 1958.
Rezo muito por este Bispo muito querido por mim e pela minha Familia toda, por vários motivos  O Principal é que  somos da mesma idade, sou mais velha alguns dias, pois nasci dia 6 de novembro de 1958.
E além disso por ser um dos descendentes do Jangada, o nosso primeiro antepassado que veio de Portugal, tem como caracteristica da familia, gostar de parentesco, estudar e entender.
Com muita amizade me chama de prima!
Por isso agradeço a Deus , ter Providenciado o seu retorno a nossa diocese, porque logo após a ordenação Episcopal em Itaguara  foi nomeado Bispo Diocesano de Tocantinopolis  pelo Santo Padre o papa  João Paulo II em 2001.
Dia 6 de dezembro de 2007 a Divina Providencia  o enviou a nossa Diocese!
Termino pedindo a cada um que nos visitar uma oração particular para o nosso Bispo  Dom Miguel e para os padres de nossa Diocese.

Comentários:
Olá, querida Moniquinha
Admiro a fé devocional dos mineiros... que povo mais fervoroso!!!
Quando fiz Missão aí, fui muito feliz porque era correspondida em todos projetos...
Deus te cubra de bênçãos e te faça muito feliz!!!
Bjs festivos de paz
 
Que lindo lugar...
É tão bom achar um lugar que nos sentimos bem, e acolhidos...
E que venham muitos mais anos...
E ter pessoas queridas assim, que sabemos que querem nosso bem, não tem preço ;)
Muitas bençãos na vida de todos!!!
Bjs
 
Oi, Moniquinha!!
Li seu comentário e fiquei bastante preocupada com a sua prima. Mesmo que ela seja médica, pergunte para ela se ela conhece o método de amamentar de livre demanda. Não precisa respeitar de 3 em 3 horas, ainda mais se é uma criança prematura. Deixa a pequenina procurar por alimento quando quiser! Estou orando por elas e também pelo Bispo Dom Miguel.

 
Parabéns pelo aniversário de sua Diocese e que todos os sacerdotes que por aí passem sejam verdadeiros emissários dos ensinamentos de Cristo.

Gostei muito de seu post com excelentes fotos e citações.

Um abraço com todo o carinho, minha amiga.
 
Oi Quinquinha, parabéns à Diocese, que comemoração bonita! A fé é o que sustenta a vida, com certeza.

Beijos
 
Linda festa e bela homenagem,bem merecida,Monica! um beijo,tudo de bom,chica
 
OI MONICA!
BONITAS FOTOS E A TUA HOMENAGEM, PRINCIPALMENTE Á FÉ, POIS É ELA QUE DÁ SUSTENTO A TODAS ESTAS DEMONSTRAÇÕES.
ABRÇS MONIQUINHA

zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

 
Olá, Moniquinha,

Belo post e bela festa! Eu também sou uma pessoa de fé, por isso entendo a sua.

Ah, quer dizer então que a sua mãe também colecionava receitas? Ela deve ter guardado
muita receita preciosa no acervo dela, não é? rsrs.

Beijo
 
Oi, Moniquinha

Lindas fotos, e uma festa muito bonita essa nè?!

Quanto as orquídeas se vc morasse mais perto te mandaria uma de presente com muito carinho.

Muita Luz para ti.

bjs

 

Como estava um pouco afastada estou tentando voltar aos poucos
novamente tentando digerir o desconforto que estou passando no momento.
Eu não posso parar muito menos desistir de lutar como sempre fiz.
E a amizade nos da força sempre para continuar nossa jornada.
Nessa rapida visite convido você a ler minha postagem
também dizer se gostou do novo visual da nossa Viagem.
Linda noite beijos no coração,Evanir.

 
Monica ! Saudades de vc !
Eu estou meio deprimida, por isso não venho quase na net.
Obrigada pelo comentário no meu Blog .


Beijo
 
Peço desculpa à Mónica pela longa ausência de comentários meus no seu blog e agradeço a gentileza de suas visitas assíduas ao Tia Anica de Loulé. O meu obrigado pela Amizade, seu amor por Portugal e suas palavras de esperança!!!

Dediquei-lhe um post no meu blog. Em cima as palavras que utilizei...

Abraço do amigo,

Jorge
 
'Quando se vê"...já se passaram tantos anos! Não são 70 dias, são 70 anos, que maravilha. É sempre tão bonito se comemorar uma criação tão importante, para uma cidade. Muito rica, essa postagem, Moniquinha. Demonstração de fé e religiosidade, dessa mineira tão fiel aos seus princípios. Parabéns, é tudo muito bonito.

Feliz final de semana.
Beijos,
da Lúcia
 
Mas que linda reportagem Mónica! Quando se pensa que o mundo perdeu a fé, eis que se ergue o altar!
E o tempo que passa tão depressa, às vezes parece parar!
Deus faz destas coisas
Terno abraço
 
Mónica: Não há que temer o futuro. O Brasil é um país em forte expansão ao contrário do que está a acontecer em Portugal. Óbvio que o Brasil, como qualquer outro país, tem que ser bem gerido para não passar pela forte recessão económica que se verifica em Portugal. Mas o Brasil tem gente competente e eu acredito que sabem o que estão a fazer. E, parece-me a mim, fazendo o contrário, e bem, do que fazem em Portugal: estão a estimular as pessoas a consumir. Isso gera emprego e progresso. O Brasil é um país com grande futuro. Digo-o com grande convicção. O mesmo não poderei dizer relativamente a Portugal...Felicidades e um Abraço Amigo.

Jorge

NOTA: Nos últimos 6 meses tenho estado no...Brasil!!! Vou ter que regressar a Portugal porque perdi o direito ao meu visto permanente que tinha por ter estado ausente durante mais de 2 anos...
 
Oi, Moniquinha

Nunca é tarde para começar a fazer Yoga, aonde faço tem várias mulheres experientes como vc (no post Encontro do Sat Sanga) vc pode ver as minhas amigas, então não desista heim!.

Pode deixar vou fazer pensamento positivo, vai dar tudo certo nessa nova jornada que se inicia na sua vida...depois nos conta como está sendo a experiência.

Muita Luz!
bjs

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]