quinta-feira, 2 de agosto de 2012

 

Madinha: Personalidade e reliquia de Santo Antônio do Amparo!

Em nossa cidade há um grupo no facebook chamado Memorias de Santo Antônio do Amparo


Houve um concurso de fotos e a vencedora foi esta.

Vejam o que os amparenses disseram sobre o nosso Ganhador!

Soraya é a jovem que criou o grupo:


Soraya   Comentando:"Uma verdadeira PERSONALIDADE o nosso querido Madinha.... Eu já disse isso aqui antes, mas vou  registrar aqui tb. O apelido dele se deu pelo fato de ele tratar todas as meninas de "namoradinha", mas devido à sua dificuldade de dicção, ele dizia apenas "madinha". E aí já viram... pegou o apelido

E, finalmente, a única foto escolhida por todos os jurados do Grupo “Memórias de Santo Antônio do Amparo”.

O curioso, no meu ver, é que diante de tantas fotos maravilhosas, tanto no aspecto histórico quanto no técnico, justamente esta, tão simplória, encantou de forma unânime!

A conclusão é uma apenas: Realmente, “o essencial é invisível aos olhos; só se vê bem com o coração”.

Esta foto não tem referência visual, apenas. Ela nos remete às mais puras lembranças de pessoas que, assim como o Madinha, tão simples, tão ingênuas, fizeram a alegria dos amparenses pelas ruas da cidade, tornando o nosso dia-a-dia menos entediante. "


O jovem  estudante universitário Vinicius disse Essa foto é a cara de nosso povo. Nos vemos refletidos ali, onde percorre o mesmo ébano que colore nossa ancestralidade. No Madinha vemos o que se perdeu com o tempo. Sentimos saudades do que a modernidade nos roubou. Sorrimos ao lembrar que um dia foi possível caminhar pela rua sem se preocupar com o tempo. Nos sentimos, por um segundo, felizes de saber que todos eram amigos de todos. Essa foto é a humildade, a leveza, a pureza, que todos bebiam ao ver Madinha, uma figura que marcou seu tempo e é lembrada por trazer na sua simbologia as marcas de um povo que nele se vê, com saudade, com amor

Lembro que no início do grupo eu fiz um post clamando para que deixássemos de mostrar só paisagens e começássemos a mostras ROSTOS de nosso povo, especialmente o mais pobre e sem visibilidade. E para nossa surpresa, as fotos de PESSOAS superaram as fotos de paisagem. Isto porque nossa história é feita de gente e os olhares falam mais. O Madinha coroou aquilo que sonhei lá no início do grupo: mostrarmos a essência de nosso povo. Um povo que é muito mais negro do que branco e muito mais pobre do que rico. Um povo HUMILDE e com IDENTIDADE. Termino essas palavras com lágrimas no rosto. PARABÉNS!

 A  Garota Bruna lembrou a pergunta que lhe faziam e a sua resposta: Vai lavar roupa Madinha... "SOU HOMA " !!! *-*

 O meu amigo Sergio definiu o nosso povo dizendo :Pois é, como o ser humano é surpreendente, quem diria, nosso Madinha, o voto foi para provar que o mais importante na vida são as pessoas e as lembranças, que bens na verdade não valem nada...

 O Simpático Olimpio percebeu a essencia de Madinha dizendo: "O que dá o verdadeiro sentido ao encontro é a busca, e é preciso andar muito para se alcançar o que está perto."... (José Saramago).
Toda vez que se encontrava com nosso querido ele sempre estava andando... andando.. andando... sempre com um saco de algum mantimento cheio de coisas sem muito valor... mais tomava posse como se fosse sua maior conquista... e me perguntava para onde sempre ia... porque tanto andar? Porque tanta inquietude? Mais hoje eu acredito de que o andar valeu a pena... Todos o conhece e boas lembranças essa inquietude deixou.

Concluo dizendo:Gostei tanto da foto escolhida quanto dos comentários . O padre  Geovanni daqui de Oliveira tem o costume de citar Que Jesus teve compaixão por nós. E Graças a Deus nós tambem temos compaixão uns pelos outros, e por isso a escolha é a mais acertada e a mais maravilhosa porque não

precisamos de riqueza, de uma igreja, de pessoas belas, de namorado, de beijos, de gestos de carinho,de viagens, de passeios, de uma boa comida se não tivermos compaixão pelo nosso irmão mais simples ou pobre. Nós não esquecemos os Madinhos da Vida porque temos COMPAIXÃO como JESUS CRISTO


Termino com as palavras da Amiga   Soraya: Nesta foto podemos enxergar tanta gente... Madinha, Chico da Avenida, Dadá, Gaiola, Dito do Rosário, Camuchenga, Wilson Metralha... Pessoas que, na sua extrema simplicidade, ficarão pra sempre na história – e na MEMÓRIA – do povo amparense

E VOCÊS QUE ME VISITAM? ESTÃO LEMBRADOS DAS PERSONALIDADE  QUE PASSARAM POR SUAS VIDAS?
ENVIO UMA SALVA DE PALMAS A CADA UM QUE FIZERAM TAMBÉM PARTE DA HISTÓRIA E NÃO FICARAM APENAS A MARGEM DA SOCIEDADE!

 OBS: Hoje eu fiz algo que abomino, colei os dizeres destes jovens que venegam pelo facebook. Agradeço a ajuda pois foram eles que me motivaram a escrever sobre os nossos amigos, aqueles a quem antes tinhamos medo, e hoje temos orgulho de te-los conhecido.



Comentários:
Isso é legal!!Em todas cidades há esses tipos característicos. Muito bom!!beijos,chica
 
Muito lindo,amiga Moniquinha!Uma bela homenagem a uma pessoa simples...homenagem merecida!

Bjsssss,
Leninha
 
OI MONICA!
GRATA POR TERES IDO NO " SÓ PRA DIZER"..., GOSTEI MUITO.
PESSOAS QUE NA SUA SIMPLICIDADE, DEIXAM MARCAS.
ABRÇS


zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI
 
Ola minha doce amiga, quanto tempo...
Estou muito ocupada por aqui. Ajudando meu pai que está doebnte, não está muito facil. Tenho meu trabalho.. Quase nem atualizo o blog.
Mas sei que tudo vai se normalizar.
Deixo um forte abraço e um beijo no coração.
Sandra
 
vi a postagrem abaixo. Linda familia.
Parabéns.
sandra
 
Que legal isso!!
Adorei o madinha rs
bjoss
 
Monica vc colou muito bem as varias mensagens postadas no memoria de Sto. Ato. Não preciso dizer mais nada porque todos disseram muito bem"
 
Boa noite querida amiga Monica. Nossa, parabéns por essa maravilhosa postagem. Não vi as demais fotos, mas realmente essa do MADINHA tem tudo a ver. Um dia ainda vou conhecer essa tua cidade e passar momentos inesquecíveis por lá. Um grande beijo, fique com DEUS.
 
Parábens pela postagem. Elas sempre me surpreendem. Adoro história. Acho importante lembrarmos dela. Parábens. Mônica, você é muito querida. Adoraria sim. Mas fico até sem graça pois você é tão querida comigo e com minha família e eu gostaria de retribuir esse carinho um pouco mais.
De qualquer forma agradeço pelo carinho mais uma vez.
Beijos
 
Hoje com o coração muito apertado
com a alma triste pelo afastamento
do menino poeta enamorado da (LUA)
Um poeta que conta as estrelas
da sua janela .
Vai deixar uma grande lacuna não só
no meu coração.
Mais a todos que ama seus poemas
e o carisma que trata todos nos.
Minha homenagem ao meu maior idole
esta na postagem.
Vai se afastar sim:deixando seu livro
um grande legado para quem conseguiu um exemplar.
E seu exemplo que jamais vou esquecer
Como esquecer de quem tanto me apoia
de quem eu tanto amo.
Virei poeta para homenagea-lo .
Um abençoado final de semana beijos paz e luz.
Evanir..
 
Uma estória tão bonita e terna a que aqui nos oferece, minha amiga!

Um abraço enorme lhe deixo.
 
Olá, querida Moniquinha
Tem gente que se faz personalidade para nós porque cria laços conosco...
Obrigada pelo carinho ao comparecer na Série Comemorativa do meu Blog...
DEUS te cuide, menina!!!
Bjs festivos de paz
 
Mónica muito obrigada pela sua visiat.
Vou e volto!
Muitos beijinhos
 
Olá, querida
Torno a voltar para te agradecer a sua participação na Série Comemorativa no meu Blog hoje...
Deus continue a te abençoar!!!
Bjs festivos de paz
 
Olá, Moniquinha,

Nos interiores do Brasil é muito comum a existência de pessoas
como o Madinha. Aqui também eles existem, certamente, mas passam
mais despercebidos, por causa da correria dos dias. Isso não deixa de ser uma pena, pois essas pessoas sempre têm algo a ensinar, em sua humildade e singeleza.

Beijo e bom domingo
 
Sensacional. Lembrei-me então do Taioba que transitava pelas ruas de Perdões. Do Escambau que negociava hortaliças em Grussaí e pessoas que nos inspiram pela singeleza do modo de vida que assumem e que se transformam em verdadeiros registros culturais.
Cadinho RoCo
 
Boa noite, querida Monica, nem sabes o bem que fizeste ao meu pobre coração...ao ler meu último post.
És muito querida, és humilde e "tão meigo é o teu sorriso.

Beijinhos, da Mery*/Rio de Janeiro.

#Alguém clonou meu Blog, por isso está fechado por um tempo (???
 
Muito legal essa história Quinquinha, toda pequena cidade tem seus personagens reais e que fazem a história local.

Ótima semana para você, beijos.
 
Mônica a quanto tempo minha amiga adoro sua visita sempre generosa com o meu trabalho obrigado de coração aproveitando para caminhar mais tranquilo hoje por aqui também ando meio longe do blog por motivos extra virtuais inclusive ando um pouco mais no Facebook com a página da Lady Garça! Mas espero conseguir voltar com mais tempo para o blog pois ele sempre traz muita alegria com a interação com os amigos! Bonito este resgate de uma História tão singela isso é coisa que você faz muito bem resgastar o simples e história de Família isso que eu curto aqui um abraço para você e todos os seus!
 
Por que medo, Moniquinha?
Na história da minha cidade natal também existiram pessoas que tanto fizeram diferente dos demais, que se destacaram. São tipos pitorescos, muito mais lembrados que os "ilustres". São pessoas boas, até quase ingênuas que lembramos sempre.
Bonita homenagem fizeram ao Sr. Madinha!
Boa semana!! Beijus,
 
Olá Monica querida,
Agradeço sua visita ao meu blog. Adorei!
Estas homenagens são muito importantes porque divulgam os tipos pitorescos que habitam nas cidades em que vivemos.
Muito interessante sua postagem!
Grande beijo, amiga.
Maria Paraguassu.
 
Voltei pra dizer que adorei te ver na Rosélia.Linda frase!beijos,chica
 
Que blog mais alegre!
Vim te conhecer através do blog da Rosélia
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//
 
Adorei este post e fiquei com vontade de conhecer este grupo no face, depois vou ver se acho! Achei muito interessante, mostrar rostos principalmente os mais simples e pobres, onde a maioria deseja colocar os rostos mais ricos e famosos! É uma lição de vida! Parabéns pela participação na festa da nossa amiga Rosélia, bjs. Ieda.
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]