sábado, 23 de fevereiro de 2013

 

Comadre Luzia( um pouquinho de história da mamae)


Comadre Luzia


Quando eu era criança não sabia quanta sabedoria uma pessoa simples analfabeta da roça sem viajar, era portadora de tanto saber. Comadre Luzia foi trabalhar com mamãe bem mocinha e só saiu da fazenda Guariroba quando se casou com Jose Avelino e voltaram logo depois do casamento. Um ano talvez para morarem na fazenda.

Mamãe  passou a te-la como ajudante , como já falei, bem novinha. Nesta época ela habilidosa fazia roupinhas para nossas bonecas E que lindas eram!Costurava com os fios dos panos usados para não gostar linha de carretel Zé Avelino e Luzia formavam um casal trabalhador! Comadre Luzia ajudava a mamãe em tudo. Cozinhava, gostava de plantar, e a horta de couve era de fazer inveja.
Mamãe escrevia para São Paulo. Me lembro do endereço. Dieberger, AGRO Pecuária pedindo as sementes que vinham logo e eram plantadas em um canteiros feitos de acordo com os moldes daquele tempo.Esterco de vaca misturada com terra . Um rego na terra onde corria água para aguar as plantas toda tarde.
Tinham muitos filhos: o Pedro Raimundo, meu afilhado. José hoje casado com a Gloria . Sebastião... Ficaram na fazenda Guariroba muitos anos.Nada é muito perfeito nesta família.Porque compadre Zé Avelino bebia muito e me lembro que no ultimo filho que comadre teve, ela passou inventando que veio carregada numa cama ajudado por Arnaldo meu irmão que segurava a mão da comadre e a animava ate o carro que não podia chegar a sua casa.
Com o passar dos anos os filhos deixaram a fazenda para morarem na cidade Arranjaram bons empregos e compraram casas.Comadre Luzia foi morar com uma filha. Numa viagem que fiz a Araxá a noticia de seu falecimento me abalou ,muito . Levei uma coroa de flores para ela colocando o nome de meus pais já falecidos e assisti ao enterro. Será que eu a agradeci muito o que ela fez por nós? Se não, que Deus a tenha dado o descanso eterno.

Seu filho Jose e Gloria moram numa casa confortável e cheia de plantas. E de cada uma recorda os ensinamentos da mamãe e papai para plantá-las. Vi lá feijão, roseiras, begônias, flor de ceda, e tantas outras conhecidas que me fizeram lembrar da Guariroba.
Eu conheci a comadre Luzia. Gloria sua nora foi babá de meu irmão Renato. Hoje já nao existe mais tantas comadres Luzia  no mundo atual.
Aqui em casa a gente tinha a nossa Tonha. Nossa segunda mãe que junto com mamae cuidou de nossa educaçao.
E voces tiveram também uma comadre em suas vidas?

Comentários:
Lindo ter uma comadre assim nas vidas. Belas histórias, bem contadas, cheias de recordações! beijos,chica
 
Quinquinha, não tenho uma comadre assim, quisera ter!

Beijos
 
Não tive nenhuma comadre, nunca conheci quase ninguém da minha família, exceto meu pai, mãe e uma única tia. Que delícia ter essas histórias e pessoas tão queridas pra recordar né? Não tenho esse privilégio.
BjoBjo;)
Celina Alves
Luxos e Luxos
 
Tenha Tempo para os seus sonhos, eles conduzem sua carruagem para as estrelas.
Tenha FÈ em DEUS!
Tenha um excelente Domingo
E não esqueça, SORRIA!!
O sei sorriso pode alegrar a vida dos que te cercam!!
É difícil compreender o rumo da vida em alguns momentos.
Mas de uma coisa não se pode esquecer:Nada é a toa.
Às vezes, o melhor parece ser o pior, e o certo aparenta ser errado,
mas tudo faz parte, tudo contribui ao crescimento e tem um porquê.
Viver vai muito além de explicações e
ultrapassa todo e qualquer entendimento.
Que Desus abençoe seu Domingo
paz e luz.
Beijos no coração e na Alma.
Evanir.

A vitória sobre o mundo é a nossa fé.
1 João 5, 4c

 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Ah minha querida, ja nao se fazem comadres como antigamente! Minha mae sim, teve uma que era como irma. Ja eu nao mas em compensação tenho uma amiga que Deus só não permitiu que fossemos irmas de sangue pq sabia que seriamos irmas de coração.

Estava com saudade de você.

Beijos
 
Não, minha amiga, só tive mesmo minha mãe.

Gostei muito de ler e ficar mais um pouco por dentro destas estórias de ternira, rrss

Um abraço.
 
Olá Monica!
Não eu não tive comadres. Tive um especie de Tonha, a mina Rosa, que ainda hoje mora no meu coração. Era a nossa bábá, que cuidava de todos os irmãos, que contava as histórias, que nos dizia provérbios, que nos embalava no nosso bercinho de madeira, que nos alegrava tanto com a sua bondade! Tantas audades que tenho desta segunda Mãe, Mónica! Uma ferida que ainda não sarou, Irei revê-la noutra dimensão espero!
Um grande abraço querida, Gosta destas simplicidades que me lembram a minha aldeia da infância!
Mui e mui bjis
 
Tive uma babá que cuidou de mim a vida toda até que saí de casa para estudar. Ela se chamava Elisa e eu a amava muito! Quando faleceu eu não estava no Brasil e mamãe ficou patife para me contar. Fiquei muito triste quando cheguei em casa e não a encontrei. Depois veio Esperança que levei comigo e por onde andei, estava ao meu lado. Casou e mudou! :) Esperança era filha de Elisa! Atualmente está comigo d. Rosa - ela é irmã mais nova da Elisa. Em Minas as famílias se interagem e por fim, uma grande família.
Tenho certeza que com a sua delicadeza, em muitas ocasiões Luiza sentiu seu carinho!
Beijus,
 
Bom te ver!Gosto sempre! Lindo fds e tudo de bom pra ti!" beijos,chica
 
Muito bom recordar as pessoas simples e importantes que fizeram parte integrante da nossa vida. As lembranças da infância, são ainda mais importantes. Tínhamos sim, comadres lá em casa. Comadre Francisquinha é que a mais me marcou.Ela lavava roupa para toda a família. Levava em trouxas imensas e trazia tudo lavado e passado, bem dobradas e cheirosas. Lavava no rio, perto de sua casa. Certa vez me trouxe uma galinha pedrez que eu criei por muitos anos. Nunca vou esquecer.
Um beijo Moniquinha,
da Lúcia.
P.S. Seu recadinho, lá na Cadeirinha, não faz sentido. Uma professora, competente e boa escritora como você, não pode ter desânimo para escrever. Postagens maravilhosas, você faz aqui...Vai em frente, querida amiga. Eu não esmoreço...estou a caminho dos 71...e você, bem mais jovem, né não?
Até...
 
Oi querida, comadre eu não tive. Mas algumas babas passaram pela minha casa, nas nada que tenha marcado
Não desanima não.Quero ver seus posts
bjo bjo
 
Vim fazer uma visitinha ao seu blogue, leio os seus comentários no blogue do Sr. Embaixador
Então Bom dia Mônica e bom domingo para si!
A Monica escreve com muita ternura, o que é muito agradável!
beijinho
Angela

 
Minha querida amiga, vamos em frente: não pode deixar se abater!

Estamos esperando as suas interessantes histórias e vivências, sempre muito bem escritas, Moniquinha.

Abraço muito apertado.
 
Minha amiga adoro ler as suas histórias. Nunca tive uma comadre, mas deve ser muito bom ter alguem assim nas nossas vidas.
Bom domingo
Beijinhos
Maria
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]