quarta-feira, 31 de julho de 2013

 

A multidão carioca e o carisma do papa Francisco



 Eu vi o Papa Francisco em 2013 no Rio de Janeiro! Eu tenho 54 anos.
Eu também vi o Papa Joao Paulo II em 1980 em Belo Horizonte. Eu tinha 22 anos.
Eu apreciei a multidao de jovens andando pelas ruas de Copacana, ou entao no centro de BH para ver o Papa Francisco passar.
Eu fiquei comovida e agradecida por apreciar esta movimentaçao de gente e ver o mar de jovens  nas praias de Copacabana
E me lembrei do Papa Joao Paulo II iniciando sua homilia:QUE BELO HORIZONTE! Ao ver a multidao de jovens  na Praça hoje denominda Praça do Papa.
E me lembrei da musica JOAO DE DEUS e da musica  A BARCA.
E no Rio de Janeiro. Tornei a me comover. tantas coisas lindas que foram escritas.
Eis algumas:
O Papa Francisco teve uma palavra suave para todos. Confessou-se, ele mesmo, pecador, solidário com os erros dos outros.
Pediu que rezassem por ele.
 Aos jovens, deixou um grande mote: "Ide, sem medo, para servir." Quer que eles estejam atentos às realidades do mundo, e que não se deixem instrumentalizar por este ou por aquele caminho demagógico. Ele falou para todos, e não para mentalidades sectárias. Tudo bem pesado, talvez a sua mensagem mais forte seja a da necessidade do Encontro, para que possamos diminuir o tamanho dos nossos problemas.
 Para nós é que pode fazer bem a palavra do Papa Francisco - lúcida, serena, humana.
Durante entrevista, o Papa contou aos jornalistas que o acompanhavam o que havia na sua maleta: - Não tinha a chave da bomba atômica! Eu sempre fiz isso. Quando viajo, levo minhas coisas. E, dentro, o que tem? Um barbeador, um breviário (livro de liturgia), uma agenda, tinha um livro para ler, sobre Santa Terezinha. Sou devoto de Santa Terezinha. Eu sempre levei eu mesmo a minha maleta. É normal. Nós temos que ser normais. É um pouco estranho isso que a foto deu a volta ao mundo. Mas temos de nos habituar a sermos normais, à normalidade da vida.””
“”Nesses dias de Brasil, ele se revelou um comunicador incomparável, capaz de dizer coisas profundas na linguagem mais simples. E o que ele propõe é quase uma volta às origens da Igreja. A volta a uma comunidade autêntica, reunida em torno de uma vida sacramental que significa reviver o mistério do Cristo. Isso implica o contato direto e constante entre as pessoas. Daí se chega até o papamóvel sem vidros. Como ele disse aos jornalistas, em seu voo de retorno a Roma: "Por ter menos segurança, eu pude estar com as pessoas, abraçá-las, saudá-las, sem carros blindados. Sempre existe o perigo de que um louco faça alguma coisa, mas a verdadeira loucura é criar um espaço blindado entre o bispo e o povo. Prefiro o risco a essa loucura". Todo o Bergoglio está nessa colocação. Ele é o pastor que vai em busca da ovelha perdida onde ela estiver. É o pai que acolhe o filho pródigo com uma festa. É o Papa que diz: "A Igreja deve ser a facilitadora da fé, e não o contrário". É o Papa que diz: "Quem sou eu para julgar os gays?" E nessa coleção de posturas ele é, acima de tudo, o homem do Encontro. Encontro como troca de vida. Encontro que não divide as pessoas em amigos e inimigos, como gostam de fazer alguns regimes políticos. Neste sentido, ele é o homem do futuro. Mas não gosta que digam isso. Porque ele sabe que no presente é que se joga a eternidade.
OBS: Me perdoem por nao ter colocado os autores destas citaçoes. Foram todas lidas no jornal O Globo, nestes dias que estava no Rio de janeiro.
 
OBS2: Releiem as homilias do Papa Francisco! Voces vao gostar!
OBS 3: Releeem as homilias do Papa Joao Paulo II em Belo Horizonte em 1980. Tenho certeza que vao gostar também.Ele falou para os jovens .
E vão perceber o quanto a Igreja catolica apostolica é a mesma!
Mas o carisma que é necessario, acrescentado da simplicidade esta nos dias atuais para nos dar grandes liçoes e nos lembrar de quem é Jesus Cristo! 
 
 

Comentários:
Monica, eu estava em férias, mas tinha certeza que irias ver o Papa e fizeste bem. Deve ter sido lindo mesmo! papa Chico é um amor! beijos,tudo de bom,chica
 
Muito obrigada amiga, pela visita no blog da Lu mesmo na minha ausencia!

Beijos e saudades com o carinho de sempre!
 
Albino LUciani, bispo de Veneza,depois João Paulo I é o Papa que mais admiro. Quase tanto como ele , João XXIII.Estou gostando do modo simples e próximo das pessoas como se apresenta o Papa Francisco.


De coração, abraço apertado e de muito carinho, Moniquinha
 
Oi, Moniquinha

Quanto tempo heim! sds
Nos dias em que o Papa esteve no Brasil senti a áurea desse País mais leve e tudo fluía muito bem, que essa energia fique por muitos dias por aqui.

Um grande beijo para ti.
*.*
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Minha querida amiga Moniquinha!
Que bom vc ter vindo ver o Papa. Minha filhota mais nova foi voluntária e ficou 15 dias fora de casa a serviço da JMJ. Durante este período desci a serra 3 vezes para estar com ela. Não fui ver o Papa, pois meu pai esteve internado durante o período da visita, mas acompanhei cada momento da JMJ (seguindo minha Clarisse,rsrs). Fui visitar exposições maravilhosas, estive vibrando com toda aquela gente irmanada no amor a Jesus.Cada dia sou mais apaixonada por nossa igreja e suas manifestações de fé.
Sei que veio ver Papa,mas da próxima vez que vier pras bandas de cá avise, pois quem sabe consigo descer pra encontrá-la...
Receba o meu carinho, bjks mil
(removi o comentário, pois pulei letras... está aí novamente)

 
Olá Mônica,
Quanta emoção...Ele tem um carisma e tanto.
Um homem sábio...
Beijos mil
 
Olá, querida Mônica
Com é bom a gente ser católica e termos uma doutrina tão rica e um Papa tão fraterno e humilde!!!
Bjm de paz e bem
 
Quinquinha, Papa Francisco com seu jeito simples, alegre, acolhedor, tem feito com que reforcemos o orgulho de sermos católicos, precisávamos disso há tempos. Imagino a sua emoção em vê-lo.

Beijos
 
Monica, quanto tempo. Senti tua falta. Imagino a alegria de vc ter visto o Papa Francesco. Criatura mais doce desse mundo. Eu ainda nao tive o prazer de vê-lo.
grande abraço
 
Monica,
gostei muito desta participação da juventude que acompanhou a visita do Papa Francisco ao Brasil, fiquei comovida e com fé de esse apelo à humanidade, á fraternidade e à esperança pelos jovens irá ser ouvido.
muito obrigada pelas bonitas palavras
abraço de Angela
 
Oi, Moniquinha!!
As imagens do post anterior deixaram-me bastante comovida! Como disse o Papa Francisco, mas com outras palavras - não importa a religião, devemos ser compreensíveis e fraternos com os nossos irmãos em Cristo! Devemos praticar a solidariedade sempre! Somente nos sentindo úteis aos nossos irmãos, conseguimos alcançar a verdadeira felicidade!
Também fui ver o Papa em Copacabana!! :)
Boa semana!!
Beijus,
 
Minha querida, venho deixar um abraço e agradecer a estória de seus sobrinhos, rrs

Bem haja!
 
Bom dia amiga Mônica. Ah Blumenau, com certeza você não iria mais reconhecer a tua velha Blumenau com a Blumenau de hoje... com certeza ela mudou muito, não sei se para melhor... pois nem sempre crescer significa melhorar né... ah, a tua amada Tonha talvez hoje não despertasse mais tanta atenção como naquela época, pois com certeza a população naquele tempo em Blumenau era praticamente de alemães, todos brancos... imagina uma pessoa de pele mais escurinha... com certeza despertou a atenção de todos, principalmente pelo carinho que tua família tinha por ela... Falando sobre o nosso santo PAPA FRANCISCO, que HOMEM, que humildade, que inteligência... sinceramente o MUNDO precisava de um HOMEM ASSIM, que DEUS lhê dê muita saúde para que ele possa modificar para melhor o nosso mundo tão longe de DEUS. Um grande beijo.
 
Ola, Mônica!

Bela postagem!
Passando para desejar um lindo e abençoado fim de semana e dizer que tem uma dica bem bacana no atitude.
http://temosatitude.blogspot.com.br/

Beijos e fique com Deus

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]