sábado, 19 de outubro de 2013

 

A vida das coisas



A VIDA DAS COISAS.


Fiz outro artigo sobre a influencia de cguerra@editoraencontro.com.br

Eu li o artigo de Cris Guerra e fiquei pensando: Eu também tenho coisas antigas e como ela disse” Na vida é preciso fazer movimentos ágeis, ou é ela que nos faz de estrada e passa por cima.”

Nós moramos aqui há mais de 22 anos em Santo Antônio do Amparo. Porque dia 10 de dezembro papai faleceu nesta época. Temos muitas coisas interessantes nesta casa. Muitas louças antigas que foram de minha avó, ou então presentes de casamento da mamãe.

Mas na sala existe um armário de madeira onde se colocava costuras de minha avó Zica lá na Fazenda Guariroba. E ele está na sala há muito tempo. Não para colocar costuras.

Para embelezar e para mostrar seis pedras.

Estas pedras foram do meu avô Tonico. Serviam para molar facas. Mais do que nunca hoje elas são sinais da presença de meus avôs maternos. Tudo nesta sala tem uma história a ser contada. O sofá de palhinha feito por pessoas habilidosas que hoje não se fabrica mais manualmente.

A cadeira maior por onde mamãe antes de compra –la, pois era muito cara, ficou sonhando e fazendo contas até papai poder adquiri -la.

A mesinha de centro com as louças presenteadas pelos irmãos quando mamãe e papai fizeram vinte e cinco anos de casados.

As três rosas de prata, que estavam guardadas em um armário sem que ninguém desse valor. Mas minha Irma chegou, viu e colocou pra enfeitar a sala.

E os galos de prata, da década de setenta. Eles ficaram por muitos anos enfeitando a antiga sala quando morávamos em Varginha.

E agora voltou a ser o centro de atenções!

Como diz Cris” Ilusão pensar que as coisas a nossa volta não tenham algo a nos ensinar.Por quantas cidades já caminharam o seu sapato? Quais livros passaram por sua mesa de cabeceira? De que brindes importantes participaram suas taças?”

E então quantas salas já tivemos modificadas, mas com o brilho do passado a sustenta-las e a harmoniza-las para o resto de nossa existência?!


Comentários:
Que lindo texto,Moniquinha! Adorei e faz pensar mesmo no assunto. Adorei ver os objetos lindos que fazem parte de tua vida! Muito legal! Estava com saudades! beijos,chica
 
Mónica,
O presente e o futuro só fazem sentido com as memórias do passado. Elas não nos deixam esquecer de onde viemos, que é a melhor âncora para novas abordagens.

Beijo :)
 
Ola Moniquinha,
gosto muito do seu estilo intimista e carinhoso para descrever as coisas simples da vida! acho que é muito brasileiro, encontro isso com muito prazer noutros blogues.
um abracinho
Angela
 
Oi Mônica, gostei muito dos objetos que v mostrou e da história que contou deles. Acredito q para você não sejam simples objetos. Eles contam a história da sua família. E por isso têm muito valor. beijos, Elisa
 
Quinquinha, eu queria tanto ser assim como você, sempre com boas histórias para contar e mostrando imagens de tudo aquilo que faz parte da sua vida e família.

Beijos
 
Olá Moniquinha só para dizer que fiquei muito contente por a viagem da sua irmã ter sido boa! depois disso começou a chover... então foi uma boa altura!
muito beijinhos
Angela
 
Olá, querida Moniquinha
Foi o segundo post que li hoje sobre o tema e vou tornar a dizer que aprecio muito coisas antigas...
Dou vlaor à restauração... fica tão bonito tudo!!!
Bjm de paz e bem
 
É bom ter memória, pois quem não tem passado não terá futuro.

Querida amiga, abraço com muita ternura por si e pelas recordações que aqui nosofereceu
 
bom dia Moniquinha
venho desejar um domingo maravilhoso e milhões de felicidades para si, sua família e amigos
abracinho de Angela
 
olá Moniquinha espero que esteja bem!
o país parou para ver a seleção tentar ganhar à Suécia para poder ir ao Brasil!
beijinhos e votos de muito boa semana e felicidades
Angela
 
Moniquinha, vc está sumida e é tão boa nos posts! Não abandone esse veículo. Eu também estou devagar, mas adoro ler os blogs interessantes, e vc é demais! Bjão,
 
Olá, querida
Hoje passo pra convidar-lhe pra IV Semana de Meditação Virtual que está acontecendo aqui:

http://www.idade-espiritual.com.br/2013/11/iv-semana-de-meditacao-vitual.html#comment-form

Vc já esteve nos outros anos e foi muito bom tê-la conosco!!!
Seja muito abençoada e feliz!!!
Bjm de paz e bem
P.S. Interessante o questionamento que fez sobre por quantos lugares andaram os meus pés, por exemplo... MUITOS...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]