sexta-feira, 21 de novembro de 2014

 

Livro Clarice biografia feita por Benjamin Moser


Eu li este livro realizado por Benjamim , muito devagar copiando cada capitulo  as idéias de Clarice Lispector . Ele é um livro histórico, mostra  a história de vida de Clarice nos anos em que o Brasil sofria uma ditadura. Mas deixo aqui algumas frases que me marcaram. Começo por citar em primeiro lugar o motivo pelo qual gostei de ler este livro:
 Na pág  413  esta escrito: Tudo era novo  nova bossa nova  de  João Gilberto  e Tom Jobim.  O cinema novo , o primeiro filme  Rio 40 graus  1963- . E a nova capital  a ultramoderna  Brasília sendo  erguida no remoto  planalto central . Depois de um mês hospedada  com Tânia encontrou um apartamento  no LEME  onde passaria o resto de sua vida.   MESMO ENDEREÇO QUE PAPAI Afrânio E MAMAE  Maria Alice MORAVAM NO LEME. Rua General Ribeiro da Costa sétimo andar  UM DIA PAPAI A AJUDOU A CONSERTAR O PNEU DE SEU CARRO E DAÍ POR  DIANTE SEMPRE  Clarice  CUMPRIMENTAVA  OS DOIS.
                                          Criava as mais falsas dificuldades  para aquela coisa clandestina  que era a felicidade  A felicidade sempre era  clandestina para mim.
Temos fome  de saber de nós  e  grande urgência  porque estamos precisando  de nós mesmos  mais do que dos outros .
E preciso saber sentir , mas também saber  como  deixar de sentir  porque se a experiência  é sublime  pode tornar se igualmente perigosa.
Escrevo para mim mesma  para ouvir minha alma  falando e cantando  as vezes chorando .
Respeite a você  mais do que aos outros , respeite suas exigências. Respeite mesmo o que é ruim  em você.  Respeite sobretudo  o que você imagina  que é ruim  em você .Pelo amor de Deus   não queira fazer de você  uma pessoa perfeita . Não copie uma pessoa ideal . Copie você mesma  é isso o único meio de viver.
Nasci para amar os  outros, nasci para escrever  e nasci para criar meus filhos.
Mas sobreviver não é bom, Creia me . É um não saber  o que fazer de si mesma.
  Sai de lá disposta a não me preocupar  com coisas pequenas  já que atrás de mim  havia tantos e tantos anos.  Procure não levar certos problemas tão a sérios  escreveu CLARICE  com inabitual despreocupação
Tentei reconstruir  minha casa  reconstruir meus filhos  e a mim não consegui. Escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém  ela anotou pouco  antes de morrer. Provavelmente minha própria vida !
NO exterior  disse Clarice eu vivia  mentalmente  no Brasil vivia  emprestada. Simplesmente porque gosto de  viver no Brasil  . O Brasil é o único lugar do mundo  em que não  me pergunto assombrada :  afinal de contas o que  é que estou  fazendo aqui,  por que estou aqui  meu Deus.  Porque é aqui mesmo  que tenho  que estar que estou enraizada .
.O bom é ser aceita como um todo  começando até nos defeitos  nas coisas pequenas  para depois chegar  as de maior importância.
Viver não é coragem  saber que se vive é Coragem . E vou dizer  que na minha  fotografia eu via o mistério ;
 Se Deus é nada , Deus é também tudo : a vida.  Essa é uma definição judaica  Deus é tudo e nada , a união de todas as coisas  do mundo e seu oposto . Deus é o que existe  e todos os contraditórios  são dentro de Deus  e por isso  o contradiz.
Mesmo antes de sentir arte senti a beleza profunda do luto.
 Depois de citar de cor  longas passagens  dos livros dela, GUIMARÂES ROSA  disse uma coisa  que jamais esquecerei tão feliz me senti  na hora disse:  que me lia,  não para a literatura mas para a vida.
Não quero mais gostar de ninguém porque dói. Não suporto mais nenhuma morte  de ninguém que me é caro. Meu mundo é feito de pessoas  que são  minhas e eu não posso  perdê- las sem me perder
Estou escrevendo porque não sei  o que fazer de mim. Quer dizer não sei o que fazer de meu espírito. Meu ideal, escreveu; seria pintar um quadro de um quadro.
ZIRALDO entrevistando a pediu  que lhe descrevesse o que é um amigo . Uma pessoa que me veja como eu sou, Que não me mistifique . Que me permita ser humilde , Te incomoda ser tratada  como uma pessoa ilustre?  Muito elogio é como botar  água demais  na flor.  Ela apodrece.  Ziraldo Assusta? Clarice MORRE
CLARICE LISPECTOR não pode ser enterrada no dia seguinte o dia de seu aniversario de 57 anos porque caiu no SHABAT. Em 11 de dezembro de 1977 no cemitério israelita do Caju foi sepultada com ritual ortodoxo. Cuidar para não morrer.  No entanto eu já estou no futuro. Esse meu  futuro que será para vos  o passado de um morto . Que a paz esteja  entre nó,s  entre vós e entre mim.  Eu escrevo e assim  me livro de mim  e posso então descansar.  CLARICE LISPECTOR  1920-1977
OBS: Assustei- me por  perceber que desde agosto não escrevo. Foi porque o blog custa a abrir, tem que escrever mais lentamente, se bem que poucas vezes fiz rascunho para escrever.  Estou achando mais fácil o face que é só curtir e comentar. Mas vocês sempre serão meus amigos especiais. Todos vocês! Muito obrigada por ainda  se lembrarem de mim.  Meu aniversario foi dia 6 de novembro. Ainda tem tempo de rezarem por mim! Com carinho Monica



Comentários:
Olá, querida Moniquinha
Que bom ler vc e os seus relatos bem documentados.!!!
Feliz níver, então!!!
Seja feliz e abençoada!!!
Bjm fraternal
 
Valeu ver um pouco de Clarice aqui na resenha que noa trazes. Há fatos surpreendentes sobre ela! beijos, tudo de bom, lindo fds e não fica só no FB. Vem pra cá ! bjs, chica
 
bom dia Moniquinha, que bom que foi ter notícias suas!
um beijinho também para a mamã que tem uma filha maravilhosa e que se ocupa bem dela!
os nossos amigos quando estão no nosso coração, também é uma prece que fazemos por eles, que sejam felizes
o texto tem frases lindas, voltarei para reler com mais cuidado, vamos tratar um bocadinho da casa, para que fique mais limpinha
até mais tarde, votos de feliz domingo para a minha amiga do Brasil
Angela
 
Bom que voltou!

Não gosto do facebook, embora tenha também lá o meu espaço....

Minha querida amiga, aqui vão meus parabéns atrasados , mas sinceros, pelo seu aniversário.

Abraço enorme e votos de boa semana :)


 
Quinquinha, nunca serás esquecida, mesmo que não venhas ao blog com frequência. Adorei essa dica de leitura, a biografia da Clarice deve ser mesmo maravilhosa, vou procurar e comprar. Nas minhas orações estarei lembrando de você.

Beijos
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]